Educação de jovens e adultos é discutida em reunião do Colegiado Executivo do Território Sul

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

 

Crédito: Neimar Costa/Seedif

O enfrentamento da evasão escolar foi um dos principais desafios apresentados pelos membros do Colegiado Executivo do Território Sul durante a realização dos Fóruns Regionais de Governo, em Varginha, na última quinta-feira (28). Demandas e necessidades sobre saúde e recuperação de nascentes de também foram discutidas. Os trabalhos foram conduzidos pelo secretário executivo do Território Sul, Ercílio Confort Lorena.

Julio Alberto Alfaro Diaz, membro da sociedade civil no colegiado, defendeu medidas para a redução da evasão escolar entre os jovens da região. “Os jovens que residem na zona rural ainda têm dificuldades para conciliar horário e locomoção até a escola. A ampliação da oferta de transporte para atender essas pessoas poderia ajudar na redução da evasão”, sugere. 

De acordo com a representante da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Carla Kreeft, o Estado tem feito esforço para reduzir a evasão escolar. Uma das medidas, segundo ela, é a “Campanha VEM”, que tem como objetivo de estimular o retorno dos jovens em situação de evasão escolar.

“Outra medida é que o ensino foi repensado para atender quem trabalha em jornada integral. As aulas passaram a ter 45 minutos de duração, com o primeiro horário iniciando às 19h, em vez de às 18h. Com isso, o aluno consegue chegar a tempo e as aulas terminam um pouco mais cedo, às 22h15” explica Carla.

Já em relação ao transporte escolar, a representante da SEE ressaltou que a gestão é feita pela prefeitura, enquanto Estado e Governo Federal fazem a transferência de recursos para possibilitar a manutenção e custeio do serviço de transporte.

 

Diário eletrônico

A professora Valeria Cristina da Silva pediu um prazo maior para inserção das notas dos alunos ao novo diário eletrônico. “Precisamos de mais tempo para inserir as notas, porque a nossa internet é mais lenta (no interior). Com isso os professores ficam apreensivos em descumprir o prazo para a inclusão”, relatou.

Carla Kreeft, por sua vez, explicou que o diário eletrônico ainda está em fase de implantação e que possibilita a inclusão das notas no modo off-line. “Quer dizer que o professor não precisa estar conectado à internet para fazer o cadastro, que fica registrado no sistema do portal. Quando a conexão de internet é estabelecida, os dados são oficialmente enviados”, orientou.

 

Atendimento personalizado

O secretário adjunto de Planejamento e Gestão (Seplag), César Lima, destacou a presença do Estado no território, representado pelo secretário executivo, como facilitador para  a resolução de problemas sem a necessidade de deslocamento até sede administrativa do Governo. “É uma metodologia de proximidade com a população, que trouxe resultados significativos e que ainda tem um caminho a percorrer”, argumentou.

O secretário Wadson Ribeiro, titular da Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), por sua vez, acrescentou que “Minas Gerais se mantém presente em todas as regiões do Estado, com os serviços públicos funcionando, mesmo com as dificuldades financeiras encontradas”, complementou.

 

Comunidade virtual

O secretário executivo Ercílio Confort se comprometeu a agendar um novo encontro para discutir outras necessidades do território. Ele também acredita que novas formas de interação entre os integrantes do colegiado podem ser produtivas, democratizando as informações e viabilizando mais reuniões de trabalho.

Uma das soluções apresentadas pelo governo é o Participa.MG. Uma iniciativa da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), de Governo (Segov), de Planejamento e Gestão (Seplag) e Seedif, tem como objetivo ser uma ferramenta digital para a mediação de diálogos em rede.

Colaborativa e desenvolvida a partir de espaços de participação social, a rede reúne membros dos Colegiados Executivos dos Fóruns Regionais de Governo, dos Conselhos de Direitos e Políticas Públicas, além de participantes em diferentes comitês e gestoras e gestores do Governo.

Os usuários da rede podem criar comunidades, propor diálogos ou compartilhar conteúdos com pessoas que fazem parte do seu colegiado ou conselho e até mesmo realizar reuniões virtuais com vídeo.

 

Presenças 

Participaram da reunião do colegiado representantes das secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag), Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), de Saúde (SES), de Segurança Pública (Sesp), de Educação (SEE), de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), de Transportes e Obras Públicas (Setop), de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), das polícias Civil e Militar, Cohab, Codemig.