Entenda mais

Atualizado em: 
Mapeamento de processos

Nesta seção compilamos os fluxos mapeados com as atividades, atores e sistemas envolvidos na operação da Subsecretaria de Compras Públicas - Subcomp.
Fluxos da operação futura ainda não implementados na estrutura atual.

Deseja enviar contribuições para melhoria dos fluxos mapeados? Clique aqui.

Dispensa/Inexigibilidade

0. Macrofluxo do processo

1. Criação do processo de compra

          1.1 Instrução Inicial

               1.1.1 Consulta ao Cofin

          1.2 Análise Jurídica

2. Conclusão do Processo de Compra

X. Consulta/Correção

X. Anulação/Revogação

Caso queira visualizar o fluxo em um arquivo único clique aqui.

Cotep

0. Macrofluxo do processo

1. Criação do processo de compra

          1.1 Instrução inicial

          1.1.2 Consulta ao Cofin

          1.2 Análise Jurídica

2. Cotação Eletrônica

X. Consulta/Correção

X. Anulação/Revogação

Pregão/Concorrência - critérios menor preço e maior desconto

0. Macrofluxo do processo 

1. Criação do processo de compra

          1.1 Instrução inicial

              1.1.1 Audiência/Consulta Pública

              1.1.2 Consulta ao CONFIN

          1.2 Análise Jurídica

2. Recebimento de propostas

          2.1 Impugnações e esclarecimentos

3.1 Sessão pública sem inversão de fases

          3.1.1 Modo aberto

          3.1.2 Modo aberto-fechado

3.2 Sessão pública com inversão de fases

4. Fase recursal

5. Conclusão da Licitação

X. Consulta/Correção

X. Anulação/Revogação

X. Publicação

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Registro de Preços - critérios menor preço e maior desconto

0. Macrofluxo do processo

1. Criação do Planejamento RP

          1.1 Instrução inicial

              1.1.1 Audiência/Consulta Pública

          1.2 Adesão de participantes

          1.3 Análise Jurídica

2. Publicação do procedimento

X. Consulta/Correção

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Formalização de Contratos

1. Formalização Contrato

X. Consulta/Correção

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Boletins do Projeto CCC

 

Neste boletim, apresentamos a você as etapas que foram percorridas e os resultados da Jornada dos Processos.  A ação buscou identificar as atividades, os atores e sistemas envolvidos na futura operação da unidade centralizadora de compras. A iniciativa permitiu aos órgãos e entidades conhecer as propostas de processos e apresentar contribuições, resultando em um mapeamento detalhado e construído de forma dialogada e conjunta.

Nesta edição, apresentamos a você as etapas que foram percorridas e o resultado do que chamamos "Escopo de Centralização". A equipe do Projeto CCC trabalhou em parceria com os órgãos e entidades na definição dos materiais e serviços cuja aquisição e contratação passarão a ser feitas pela futura unidade centralizadora. Buscou-se identificar quais objetos poderão ser adquiridos de forma mais eficiente por uma unidade especializada em compras públicas e quais, em função de suas peculiaridades, devem permanecer com os órgãos e entidades demandantes.

Nesta edição, apresentamos o Eixo de Centralização, segunda forma de atuação da unidade. Por meio dele, é possível identificar as necessidades por bens e serviços de uso em comum pelos órgãos e entidades, permitindo avaliar as oportunidades de uma melhor contratação, assim como ocorre atualmente nos processos conduzidos pela Subsecretaria do Centro de Serviços Compartilhados da Seplag.

Nesta edição, vamos aprofundar a discussão sobre centralização de serviços e conhecer um dos dois eixos de atuação do futuro CCC, o chamado Eixo Transacional. Por meio dele, órgãos e entidades enviarão a demanda, que será processada na futura unidade conforme a solicitação e entregue ao demandante. 

Esta edição do boletim aborda o conceito de Centros de Serviços Compartilhados e apresenta sua utilização por governos no Brasil e no mundo. Nele, você pode conhecer alguns modelos de CSCs que foram analisados e apoiaram a proposta do futuro Centro de Serviços Compartilhados do Estado de Minas Gerais.

Em 2020, a equipe do Projeto CCC realizou o mapeamento do panorama de compras dos 44 órgãos e entidades da Administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Estadual. Esse levantamento tem sido um importante ponto de partida para a estruturação da futura unidade centralizadora. Quer saber mais?

Assista o 1º Bate-Papo sobre o Projeto CCC!

O Banco de Talentos foi uma iniciativa que buscou conhecer o perfil, as experiências e as aspirações dos colaboradores que atuam ou têm interesse em atuar com compras públicas no âmbito do Estado de MG. Ficou disponível para preenchimento em novembro de 2020, e registrou mais de 1000 respondentes! Quer saber mais?

Assista o 3º Bate-Papo sobre o Projeto CCC!