Apresentação

Atualizado em: 
01/06/2023 - 14:54

Almoxarifado Virtual de Minas Gerais

O Almoxarifado Virtual de Minas Gerais (AVMG)  é um modelo composto por um serviço de terceirização da operação logística para o fornecimento de materiais de expediente e de informática, no formato porta a porta, atendendo aos órgãos e Entidades do Poder Executivo estadual, por meio de uma plataforma informatizada e moderna; e uma estrutura de governança coordenada pela Seplag com contratação centralizada e custeio compartilhado. 

O AVMG é regulamentado pela Resolução Seplag nº 99, de 27 de dezembro de 2022., que possui todas regras e diretrizes de execução do modelo. 

A adesão ao modelo é realizada em quatro grandes etapas: a assinatura do Termo de Adesão, a transferência de recursos orçamentários para a Seplag, o cadastro de unidades e de usuários no sistema web e o consumo prévio do estoque remanescente presente em almoxarifado. 

O AVMG é um serviço, pois não se trata de um processo de compras de materiais de expediente e informática, mas um serviço contínuo, em que todos os meses podem ser adquiridos tais itens conforme a necessidade do órgão/entidade. Além disso, a listagem de materiais disponíveis pode ser modificada a qualquer momento de execução. Podem ser incluídos ou retirados materiais desse rol de itens fornecidos.  

O AVMG funciona por meio de um sistema, onde todo o processo é realizado, desde a criação do pedido, passando pela aprovação, o acompanhamento da entrega, até o ateste. Todas as ações são registradas, sendo possível extrair relatórios completos e saber quem comprou, o quê, quanto e quando.  

 

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Processo de fornecimento AVMG

 

O AVMG possui o formato de entrega porta a porta, ou seja, o produto chegará diretamente à unidade solicitante, sem intermediários e sem passar pelo Almoxarifado, sendo o frete, a logística e o armazenamento de responsabilidade do fornecedor. Isso possibilitará a liberação de espaços físicos nos almoxarifados da Administração estadual, assim como a redução dos processos de compras na área meio. 

O modelo AVMG busca trazer praticidade, celeridade, economia e transparência nas compras públicas.  

 

Itens disponíveis no AVMG  

  • Materiais de expediente (papel, caneta, borracha, grampeador, etc.); e  

  • Suprimentos de informática (Pen drive, teclado, mouse etc.). 

   

 Itens não disponíveis no AVMG  

  • Materiais de copa e limpeza;   

  • Personalizados (caneta com a marca do órgão, etc.);  

  • Permanentes (computador, quadro branco, etc.); e  

  • Demais itens classificados de forma diferente de material de expediente ou suprimento de informática.  

 

Acesso ao sistema  

Servidores da Administração Pública Estadual Direta devem acessar o portal por esta página. Caso tenha dúvidas, acesse os materiais de capacitação ou entre em contato com o gestor setorial de seu órgão.