Seplag avalia participação nos Fóruns Regionais em 2017

Encontros foram realizados em 15 territórios
Durante o ano de 2017, foram realizadas 15 edições dos Fóruns Regionais de Governo, em um novo formato que prestou contas das políticas públicas executadas em cada território e disponibilizou mais de 150 ações e serviços preparados por cerca 40 órgãos públicos estaduais. A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) participou dos eventos, apresentando serviços e coordenando reuniões de acompanhamento das entregas de governo junto ao colegiado executivo dos territórios.
O colegiado executivo é composto por 25 membros titulares da sociedade civil, 25 suplentes, representantes dos órgãos do Governo do Estado, um prefeito e um vereador por microterritório.
Segundo o subsecretário de Gestão e Apoio a Políticas Estratégicas da Seplag, Otávio Maia, o objetivo das reuniões foi divulgar as entregas do Governo em diferentes áreas no Território, como Educação, Saúde, Segurança, Agricultura, entre outras, e esclarecer as dúvidas do colegiado, além de promover um debate sobre os principais problemas e necessidades apresentados pela sociedade.
“É muito importante promover o diálogo e a aproximação com o colegiado executivo, para facilitar e agilizar o processo de entregas e de busca de soluções para os problemas encontrados nos territórios. Nas reuniões, eles têm a oportunidade de debater e apresentar questionamentos diretamente aos membros do Governo presentes, que, além de esclarecerem as dúvidas, podem buscar e apresentar soluções imediatas às demandas apontadas no próprio território”, explicou.
Catálogo de Serviços
O público que participou dos encontros nessa etapa dos Fóruns Regionais de Governo teve acesso a diversas políticas públicas e serviços gratuitos. Cada órgão do Estado participante mapeou o que poderia ser disponibilizado à população e aos gestores públicos, como emissão de carteira de identidade, atestado de antecedentes, registro de ocorrências, oficinas sobre a Rede Cuidar, feiras da agricultura familiar, economia popular solidária, cadastro de artesãos, entre outros.
Na oportunidade, representantes da Seplag apresentaram nos territórios o Catálogo de Serviços do Governo de Minas Gerais para os Municípios, elaborado pelo Grupo de Trabalho de Apoio aos Municípios (GTAM), que é composto por representantes de diversos órgãos e entidades do Estado, coordenado pela Seplag e pela Segov. O objetivo do grupo é discutir, consolidar e centralizar ações direcionadas aos municípios.
O Catálogo de Serviços reúne uma lista de mais de 200 ações e programas de assessoramento técnico que as secretarias de estado oferecem aos municípios, separados por cada órgão. O documento auxilia prefeitos, vereadores e gestores municipais a utilizarem de forma simplificada e eficaz os serviços ofertados pelo Governo do Estado aos municípios, como a captação de recursos e o assessoramento técnico para elaboração de projetos.