
Representante diplomática da região francesa de Hauts de France esteve na Cidade Administrativa para analisar cooperação e prospecção de novas parcerias
O subsecretário dos Fóruns Regionais de Governo, Fernando Tadeu David, acompanhado do Cônsul Honorário da França, Manoel Bernardes, e do Adido de Cooperação da Embaixada da França, Philippe Makany, recebeu nessa segunda-feira, (29/1), na Cidade Administrativa, a encarregada diplomática da região francesa de Hauts de France, Karine Motte.
Na ocasião foram discutidas novas oportunidades de cooperação internacional e a sinergia com iniciativas já em desenvolvimento pelos dois governos, com foco na destinação de resíduos sólidos, energia e mudança climática. Clique aqui e saiba mais sobre a parceria.
Os trabalhos foram coordenados pelo assessor de relações internacionais dos Fóruns Regionais, Hugo França. De acordo com subsecretário Fernando Tadeu, a iniciativa vai de encontro com as demandas apontadas pelos territórios.
“A ideia é identificar os potenciais eixos de trabalho seguindo a característica territorial, com a participação dos órgãos e sociedade civil”, explica. A iniciativa conta também com a participação de Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad) e a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam).
Visita ao interior
A representante francesa, que está no estado também para conhecer de perto os projetos sociais desenvolvidos em território mineiro por jovens franceses desenvolvidos em território mineiro, visitará os municípios de Bambuí, no Território Oeste e Januária, no Território Norte. A visita se encerra no próximo sábado (3/2).
Minas – França
Minas Gerais e França possuem históricos e estreitos laços de cooperação. Desde os anos 1950 Belo Horizonte conta com o Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França no Brasil, além do Consulado Honorário e da Câmara de Comércio França – Brasil.
Essa parceria estratégica foi responsável pelo desenvolvimento de diversos programas e projetos ao longo dos anos, sendo atualmente o irmanamento com a região de Hauts de France uma das cooperações mais ativas e relevantes para o Estado.
No âmbito da gestão à frente do Governo de Minas Gerais, a manutenção e o aprofundamento desse vínculo são diretrizes prioritárias.