Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Transforma Minas é expandido para os superintendentes do Estado

Transforma Minas tem expansão

O Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL), da frente de Desenvolvimento e Desempenho do Transforma Minas, foi expandido para o terceiro nível hierárquico da Administração Direta do Estado e irá contemplar até 55 superintendentes que atuam no Governo de Minas.

O PDL é promovido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e pela Fundação João Pinheiro (FJP). As inscrições para os superintendentes serão realizadas por times de uma mesma secretaria, sendo formados, preferencialmente, por todos os superintendentes e/ou equivalentes de uma mesma subsecretaria. O Regulamento de Seleção com os critérios para a seleção dos participantes está disponível no link

Para inscrever o time, é necessário acessar este link e preencher um formulário com os dados de todos os participantes. As lideranças selecionadas para participarem do PDL – Superintendentes deverão assinar um Termo de Compromisso atestando que terão a dedicação necessária para as ações do Programa.

Desenvolvimento de lideranças

O Programa Transforma Minas, da Seplag-MG, busca atrair, selecionar, desenvolver e acompanhar o desempenho e o engajamento de profissionais que compõem os quadros de direção e de chefia do Governo de Minas Gerais, assegurando que estejam em aprimoramento contínuo e aptos a enfrentar os desafios do setor público. O Transforma Minas é composto por três frentes: “Atração e Seleção”; “Desenvolvimento e Desempenho” e “Engajamento”.

No âmbito da Frente Desenvolvimento e Desempenho, desde 2019, o PDL é realizado com os subsecretários do Estado, acompanhando, estimulando e avaliando o desempenho e o desenvolvimento das lideranças de segundo nível hierárquico do Governo de Minas.

“A ação está sendo expandida para o terceiro nível hierárquico da Administração Direta, ou seja, para os superintendentes das Secretarias de Estado, com o intuito de multiplicar os efeitos deste programa em 2023. Assim como o PDL realizado com os subsecretários, o PDL - Superintendentes será estruturado por um sistema de gestão do desempenho e desenvolvimento, baseado em dois eixos de atuação”, explica a coordenadora do Transforma Minas, Luciana Custódio.

No eixo desenvolvimento, ao longo do ciclo, as lideranças participantes irão trabalhar o autodesenvolvimento em uma das competências do Programa Transforma Minas. Este processo será acompanhado em encontros e por meio de um instrumento de planejamento e acompanhamento do desenvolvimento, chamado Portfólio de Desenvolvimento. Além disso, serão realizados módulos presenciais com conteúdos específicos sobre temáticas de gestão e estratégia organizacional.

O objetivo deste eixo é que os líderes desenvolvam a competência que mais necessitam para enfrentar os possíveis desafios que serão vivenciados ao longo do ano.

Já no eixo desempenho, as lideranças selecionadas irão elaborar um Plano de Entregas, onde devem sistematizar em metas as entregas mais prioritárias que estão sob a sua responsabilidade. Essas metas são compreendidas como os resultados que devem atingir para concretizar a estratégia do Governo.