Conteúdo Principal

Governo de Minas encerra ciclo 2025 do Programa de Desenvolvimento de Lideranças com mais de 400 gestores

Submitted by 11292384662 on
PDL faz parte do Transforma Minas e visa aprimorar as competências, habilidades e comportamentos de gestão e liderança no Estado
Publicado em:
Seplag-MG

Governo de Minas concluiu, nesta terça-feira (16/12), o ciclo de 2025 do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL), reunindo mais de 400 gestores estaduais que integram a iniciativa no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

O governador Romeu Zema participou do Evento Conexão PDL 2025, ao lado da secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas (Seplag-MG), Silvia Listgarten.

Realizado em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP), o PDL faz parte do Transforma Minas, da Seplag-MG, e busca profissionalizar a gestão, fortalecer lideranças e construir um serviço público guiado por resultados, desenvolvendo habilidades essenciais nos gestores, como comunicação, tomada de decisão, trabalho em equipe, inovação e gerenciamento de pessoas.

"Quero dar os parabéns a todos que participaram do Transforma Minas. Desde o início da nossa gestão, temos procurado valorizar os funcionários de carreira. Pelo que eu tenho conhecimento, nenhum outro governo colocou tantos secretários de carreira como o nosso. E, lembrando, que eles assumiram o cargo porque passaram por um processo seletivo, e eram os melhores", disse o governador Romeu Zema.


Conexão PDL

Além de encerrar o ciclo de 2025, o Evento Conexão PDL 2025 teve como objetivo promover a integração e o relacionamento das lideranças presentes. As atividades buscaram sensibilizar o grupo sobre a relevância de políticas públicas baseadas em evidências para a melhoria das entregas aos cidadãos, bem como incentivar a criação de uma cultura organizacional que valorize, utilize e gere dados de alta qualidade para a tomada de decisão contínua.

"Ser líder é olhar para os liderados considerando as especificidades do time e proporcionando engajamento em prol dos resultados que se espera. A gente não consegue liderar sem considerar quem está ali do outro lado, junto conosco, na batalha do dia a dia. Esse é o nosso maior desafio", destacou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten.

"O time de participantes do PDL é tão diverso, e essa diversidade traz muita riqueza. Desde 2019, o programa foi se ampliando, enriquecendo e trazendo ainda mais concretude para as entregas dessas lideranças", acrescentou a secretária.

Durante o evento, também foi lançado o relatório Burocracia Representativa, elaborado pelo Transforma Minas, em parceria com a organização Motriz, que é uma análise do perfil de servidores com foco em raça, gênero, escolaridade, remuneração e distribuição nas posições de liderança.

O evento ainda discutiu e apresentou exemplos práticos sobre a utilização de evidências para embasar decisões e foi finalizado com a apresentação dos três projetos de maior destaque na solução de problemas intersetoriais e regionais que foram construídos no PDL Regionais.

Desenvolvimento de lideranças

O PDL é estruturado com atividades voltadas para a valorização e o aprimoramento de competências específicas para cargos de liderança, como a orientação para resultados e engajamento. Criado em 2019, o programa segue expandindo as oportunidades de capacitação e ampliando o seu alcance.

O primeiro PDL foi focado nos subsecretários. Em 2021, foi lançado o PDL Regionais, seguido pelo PDL Superintendentes, em 2023. Em 2025, o PDL lançou uma nova modalidade de formação para as lideranças titulares de Recursos Humanos, o PDL RH.

Neste ano, o PDL Subsecretários também foi ampliado, passando de 64 para 80 vagas, com a inclusão de 16 novas vagas para gestores da administração indireta. O PDL Superintendentes também foi expandido, com a abertura de mais cinco vagas. Em relação ao PDL Regionais, já foram disponibilizadas mais de 200 vagas para lideranças regionais, visando abranger todas as regiões do estado.