
Iniciativa integra ações do Estado pela segurança no trânsito e promoção da escuta cidadã
A Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG) e a Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET/MG), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), promoveram, no último sábado (24/5), no Shopping Cidade, no Centro de Belo Horizonte, ações educativas para conscientizar a população sobre atitudes que podem evitar sinistros de trânsito, além de ouvir as dúvidas da população, dentro do movimento Maio Amarelo.
O objetivo foi promover atitudes responsáveis no trânsito e contribuir para a redução do número de ocorrências com vítimas, que cada vez mais causam mortes e sequelas irreversíveis a motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas.
As ações de educação para o trânsito incluíram atividades para todas as idades. “Para as crianças, trouxemos o teatro de fantoches, abordando o uso dos dispositivos de retenção. Para os jovens e adultos, o simulador de impacto do uso de cinto de segurança. Contamos, ainda, com a importante parceria da OGE/MG para que os cidadãos tivessem a oportunidade de ser ouvidos”, explicou o assessor de Educação para o Trânsito da CET-MG, Fernando Sette.
A ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira, destaca a importância da mobilização. “A Ouvidoria Móvel esteve presente para orientar, esclarecer dúvidas e ampliar o acesso aos canais de atendimento ao cidadão, sobre todos os serviços públicos estaduais, incluindo a gestão do trânsito de competência do Estado. Apoiar o Maio Amarelo é também reforçar que cada atitude consciente pode salvar vidas e potencializar o papel transformador do diálogo com a sociedade", afirmou.
Além das ações de conscientização para o trânsito, a Ouvidoria Móvel esteve disponível para ouvir a população sobre os serviços públicos estaduais, reforçando o compromisso do Governo de Minas com a escuta ativa e a participação social.
Maio Amarelo
O movimento Maio Amarelo é uma iniciativa internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito, que busca chamar a atenção da sociedade para o alto número de mortes e feridos no trânsito. Para isso, são promovidas ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil.
A cor amarela simboliza atenção e também a sinalização de advertência no trânsito, sendo usada para destacar a urgência do tema. Neste ano, o tema da campanha é “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, que enfatiza a empatia, a paciência e o cuidado coletivo como pilares fundamentais para um trânsito mais seguro.

Ouvidoria Móvel
O programa Ouvidoria Móvel é uma ação da OGE/MG, que visa levar atendimento presencial ao cidadão mineiro. É realizada em pontos estratégicos das cidades visitadas, como em praças públicas e eventos com grande fluxo de pessoas, e ocorre com o ônibus caracterizado da OGE/MG, em estandes montados ou de forma itinerante.
Além de ter a oportunidade de se manifestar nas Ouvidorias Móveis, os cidadãos podem registrar denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios pelos canais de atendimento da OGE/MG:
Bel, atendente virtual da OGE/MG: (31) 3915-2022 (Whatsapp)
Site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br
Aplicativo MGApp, Ouvidoria na palma da mão (disponível para Android e IOS)
Telefones: 162, Disque - Ouvidoria e 136, Disque – Saúde