Governo de Minas investe em Linguagem Simples para facilitar acesso a informações públicas  

Conteúdo Principal
Submitted by 09507003630 on
Publicado em:
Lab

LAB.mg capacita instituições estaduais com objetivo de garantir comunicação transparente, útil e acessível para os cidadãos 

O Laboratório de Inovação em Governo (LAB.mg), uma parceria da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e da Fundação João Pinheiro (FJP), tem promovido uma série de oficinas sobre Linguagem Simples para as instituições estaduais. Nesta terça-feira (30/5), quem participa da capacitação é a equipe da Coordenadoria Especial da Cidade Administrativa (Cecad). O objetivo da atividade é garantir que a comunicação do Governo de Minas seja transparente, útil e acessível para as pessoas que trabalham na Cidade Administrativa.  

Na última semana, o LAB.mg também falou sobre Linguagem Simples com servidores do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Desde 2021, já foram realizadas 13 capacitações sobre o tema para órgãos estaduais. Além disso, o laboratório também ofereceu formação para 66 pessoas no Programa de Desenvolvimento da Rede de Simplificação.  

Afinal, o que é Linguagem Simples?  

Linguagem Simples é um conjunto de boas práticas de redação que envolvem elementos de gramática e de organização de texto, além de reflexões que devem ser feitas antes de começar a escrever e durante a revisão do texto, como detalha a especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental da equipe do LAB.mg, Rayanne Coelho.  

"Queremos aumentar a compreensão das informações pelas pessoas, independente de sua condição econômica, escolaridade, idade ou da região onde vivem. É importante fazer uso da língua de uma forma fácil de ser entendida", afirma.  

Ela explica, ainda, que a Linguagem Simples não é uma linguagem informal ou coloquial. "Devemos respeitar a norma culta da Língua Portuguesa, mas sempre pensando quais as melhores palavras que podem ser aplicadas para passar a mensagem que queremos. A linguagem é simples quando o público entende o que queremos dizer", destaca a especialista do LAB.mg.  

Benefícios para o cidadão 

Quando o Estado adota a Linguagem Simples, os benefícios são sentidos por quem está na ponta: o cidadão que precisa usufruir dos serviços públicos prestados pelo Governo. "Para a população, a mensagem comunicada de forma eficiente e acessível poupa tempo e dinheiro que seriam gastos procurando uma informação que não está clara", observa Rayanne Coelho. 

Além de reduzir a chance de erros e justificativas desnecessárias, o uso de Linguagem Simples melhora a transparência e o acesso aos dados públicos. A prática também favorece a cidadania ao contribuir para que as pessoas consigam exercer efetivamente seus direitos e entendam as informações que o Estado fornece.  

Aplicações 

Um projeto do Governo de Minas em que a Linguagem Simples foi utilizada foi a produção de um edital do Fundo Estadual de Cultura, coordenado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, sobre Afromineiridades. O documento aplica recursos de diagramação, como ícones para tópicos importantes, hiperlinks e menu navegável em todas as páginas, para facilitar o entendimento das informações. 

Para saber mais sobre o assunto, acesse o guia de Linguagem Simples desenvolvido pelo LAB.mg.