Minas Gerais tem primeira localidade rural com acesso à internet 5G

Conteúdo Principal
Submitted by 11748360671 on
Publicado em:

Antena que garante conectividade mais veloz foi instalada por meio do programa Alô, Minas! na comunidade de Parques das Árvores, no município de Nova Ponte

A comunidade de Parque das Árvores, no município de Nova Ponte, na região do Alto Paranaíba, é a primeira localidade rural de Minas Gerais a ter acesso à tecnologia 5G. O serviço de internet e telefonia móvel foi ativado por meio do programa Alô, Minas!, do governo estadual, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG). 

O Alô, Minas! integra o projeto estratégico “Minas Atende: Transformação dos Serviços Públicos”. A iniciativa permite que localidades e distritos que antes não tinham cobertura de telefonia móvel e internet possam participar da transformação digital por meio da instalação de sinal de telefonia 4G. 

Até agosto de 2022, 17 antenas já foram ativadas em áreas rurais do estado. Em Nova Ponte, a estrutura que oferece esse serviço foi instalada em parceria com a operadora Algar Telecom, que optou por disponibilizar também o 5G. 

Avanço

A principal diferença entre as tecnologias 4G e 5G é que esta última tem sinal capaz de chegar a mais locais e com maior velocidade - o que é essencial para que a internet chegue até o campo, como destaca o subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag-MG, Rodrigo Diniz Lara. 

“A chegada do 5G no interior de Minas Gerais é um marco no desenvolvimento do Estado e irá permitir uma variedade de possibilidades ainda a serem exploradas. A tecnologia trará inúmeros benefícios para áreas como a telemedicina e o setor agrícola”, afirma Rodrigo Diniz Lara. 

O subsecretário reforça, ainda, que a disponibilização do serviço de telefonia móvel não significa apenas conforto e segurança para as pessoas. “Ela indica também oportunidades de negócios, informação, acesso às notícias, prosperidade e desenvolvimento. Além disso, ela proporciona acesso a vários serviços, como saúde, educação, segurança, trabalho e turismo, de forma mais rápida. Muitos serviços públicos hoje possuem plataformas web que podem ser acessadas por meio de rede móvel”, observa. 

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.