LAB.mg apresenta experiência do Governo de Minas em encontro nacional de laboratórios de inovação

Modelo de trabalho desenvolvido em Minas Gerais com foco na melhoria dos serviços públicos integrou painel sobre Inovação e Experiência do Usuário
O LAB.mg – Laboratório de Inovação do Governo de Minas – participou, nesta quinta-feira (10/6), do 1º Encontro Nacional de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário. No evento on-line, que reuniu participantes de todo o país, a diretora Central de Inovação da Ação Governamental da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e coordenadora do LAB.mg, Gabriela Durães, participou do painel “Inovação e UX (do inglês User Experience) e apresentou o modelo de trabalho desenvolvido em Minas Gerais.
“O LAB.mg nasceu do entendimento de que a inovação é fundamental para o setor público e que os desafios poderiam ser resolvidos de uma maneira diferente. Havia um incômodo em relação à forma como tradicionalmente os problemas são tratados na administração pública. Com o LAB.mg, o objetivo é utilizar a inovação na solução dessas demandas e, principalmente, pensar nos serviços com foco no usuário”, explicou.
O painel contou, também, com participação de outros especialistas nas áreas de inovação, tecnologia e de linguagem jurídica, que reforçaram a necessidade de transformar a informação, muitas vezes de difícil compreensão, em uma mensagem clara e que alcance todos os públicos.
“É possível simplificar a linguagem e ainda assim utilizar um vocabulário formal. É importante pensar com empatia e imaginar se as pessoas terão condições de entender com facilidade a informação que será transmitida”, reforçou Gabriela.
O LAB.mg é coordenado pela Seplag em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP). O evento na íntegra está disponível em https://bit.ly/3zf7ncK.