USUÁRIO INTERNO

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imagem com o escrito SEI! em maiúsculo e pessoas mexendo em aparelhos de tecnologia, como celulares e computadores.

 

O usuário interno no contexto do SEI!MG é um servidor ou colaborador que tem um vínculo formal de emprego ou prestação de serviços com a administração direta ou indireta do Estado de Minas Gerais. Os usuários internos têm permissão para acessar, criar e gerenciar documentos e processos eletrônicos dentro do sistema, desempenhando um papel fundamental na operação eficiente e transparente da administração pública estadual.

 

ACESSO USUÁRIO INTERNO ADMINISTRADOR SEI!

Perguntas Frequentes

P1 - Qual a diferença entre usuários internos e externos?
R1 – Usuário interno é o(a) servidor(a) e colaborador(a) que possui vínculo formal com a administração direta e indireta do estado. Usuário externo é qualquer pessoa natural externa ao Governo do Estado de Minas Gerais ou na qualidade de pessoa jurídica que irá se relacionar com o Estado. Exemplos: cidadão, empresas, municípios.

P2 – É possível verificar a autenticidade de documentos do SEI?
R2 - É possível verificar a autenticidade de documentos produzidos no SEI por meio do link:
https://www.sei.mg.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_co…

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- Processos sigiloso

- Mudança na gestão

- Níveis de acesso

- Disponibilização de assinatura externa

- Gerenciamento Externo

- Localização de processos

- É possível tramitar processos para órgãos de outros poderes?

- Tramitando processos para órgãos de outros poderes

Legislação do Sistema Eletrônico de Informações

- O Decreto n° 47.222, de 26 de julho de 2017, regulamenta a Lei nº 14.184/02, que dispõe sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Estadual.

Por meio desse Decreto fica admitido, no âmbito do Poder Executivo, o uso de meio eletrônico para o registro e comunicação de atos e para a tramitação de processos administrativos.

- O Decreto nº 47.228, de 04 de agosto de 2017, institui o Sistema Eletrônico de Informações como sistema oficial, no âmbito do Poder Executivo, para formação, instrução e decisão de processos administrativos eletrônicos. Sua utilização será obrigatória para todos os órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional e facultativa para as empresas estatais a partir do dia 1º de janeiro de 2019.

- A Resolução Conjunta SEPLAG/SEC nº 9921, de 02 de outubro de 2018, estabelece procedimentos para o funcionamento do SEI para tramitação de processos administrativos dos órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais, bem como para a prática de atos processuais por usuários externos.

- A Resolução SEPLAG nº 106, de 19 de dezembro de 2018, estabelece procedimentos para o funcionamento do SEI no que se refere à comunicação eletrônica com usuários e usuários externos.

- O Decreto nº 45.743, de 26 de setembro de 2011, estabelece normas gerais sobre a Política de Atendimento ao Cidadão.

- O Decreto nº 48.165, de 29 de março de 2021, dispõe sobre a Política de Preservação de Documentos do Estado de Minas Gerais.

- O Ofício Circular SEPLAG/SCGE nº. 1/2019, de 04 de novembro de 2019, orienta sobre a necessidade de restringir o acesso a dados pessoais no SEI.

Ademais, abaixo podem ser acessadas 02 consultas ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), referentes à utilização de assinaturas e sistemas eletrônicos nos processos da administração pública, além de 02 instruções normativas.

Consulta 730.773 - Digitalização e descarte de documentos

Consulta 770.777 - Admissibilidade de assinatura eletrônica

Instrução normativa nº 3/2013 - Procedimentos da tomada de contas especial

Instrução normativa nº 8/2011 - Documentos, comprovantes e registros de repercussão contábil, financeira orçamentária, operacional e patrimonial.

Clique aqui para acessar a política de privacidade e termo de uso do SEI

Versões do SEI

Versão 3.1.3:

-  Adicionada opção na pesquisa do Acervo de Sigilosos da Unidade para exibir apenas os processos em tramitação na unidade;

-  Ao responder formulários da ouvidoria estava montando o e-mail do remetente de forma fixa com o formato: [sigla órgão] Agora usará o valor cadastrado no campo “Remetente” do e-mail do sistema “Contato com Ouvidoria” (menu Administração/E-mails do Sistema);

-  Foi realizada uma otimização para reduzindo o tempo de processamento.

 

Versão 3.1.2:

-  Na árvore de processo ao clicar no ícone de Acompanhamento Especial, localizado ao lado do número do processo, e alterando o texto do acompanhamento exibia indefinidamente o ícone de aguarde após o salvamento;

-  Correção no tratamento de alguns caracteres especiais em Texto Padrão que poderiam provocar erro no editor;

-  Melhoria no Controle de Acessos Externos dos usuários externos onde processos com muitos documentos tornavam lento o carregamento da tela;

-  Corrige ordenação ao incluir documento na árvore quando os últimos itens são documentos movidos ou processos desanexados (o novo documento não ficava posicionado no final da árvore);

-  Correção no Web Service de inclusão de documento que em algumas situações estava permitindo a inclusão por unidade que não teve tramitação no processo;

 

Versão 3.1.1:

-  Corrige exibição do caractere apóstrofo em campos do tipo auto completar;

-  Estava permitindo agendar publicação em veículos não liberados para o tipo de documento;

-  Adicionado método para envio de e-mail em processo na API de módulos e Web Services;

 

Versão 3.1.0:

-  Novo componente para assinatura com Certificado Digital;

-  Na pesquisa foram adicionadas opções para busca em processos ou documentos;

-  Adicionada opção Estrangeiro no formulário de usuários externos. Neste caso são apresentados os campos Número do Passaporte e País de Emissão no lugar de CPF, RG e Órgão Expedidor;

-  Agora também será lançado um andamento quando houver alteração no tipo do processo;

-  Adicionada possibilidade de utilização de links prontos para a tela de pesquisa de publicações permitindo que a tela seja aberta com alguns filtros já aplicados (ver seção Pesquisa de Publicações no documento de instalação);

-  Melhoria nos índices do banco de dados e na pesquisa rápida por número de protocolo;

-  Correção: Estatísticas estavam considerando a data dos documentos e não a data de inclusão no sistema;

-  Correção: em algumas situações estava permitindo cancelar documento com credencial de assinatura liberada.

 

Versão 3.0.15:

-  Na visualização da árvore de processo agora apenas os documentos apresentarão rolagem deixando o número do processo sempre visível;

-  Ao clicar em um link para documento de outro processo será exibida uma barra superior com o número do processo e um link para a árvore;

-  No editor foram incluídas teclas de atalho para salvar (Ctrl + Alt + S) e assinar (Ctrl + Alt +A);

-  Na funcionalidade Ordenar Árvore do Processo agora é possível selecionar mais de um documento ao mesmo tempo para subir ou descer;

-  Ao liberar acesso externo os usuários externos não apareciam para escolha no campo de destinatário se o tipo de contato correspondente não estivesse liberado para consulta pelas unidades;

-  Corrige erro na gravação de apóstrofos (bases Oracle).

 

Versão 3.0.14:

-  Adicionado tratamento na página de conferência de autenticidade para documentos com mais de 7 dígitos;

-  Alterado procedimento de envio de e-mail para evitar bloqueio de recursos no banco de dados (deadlocks) se o servidor de e-mails apresentar lentidão;

-  A barra de segurança agora é aplicada em todos os ambientes e não somente em 19/10/2018 1 produção. Ela exibe no topo da tela o texto “ATENÇÃO: Esta conexão não é segura!” se a conexão estiver sem HTTPS;

-  Corrige paginação no Relatório de Contatos Temporários;

-  Corrige exibição da barra de progresso em algumas funcionalidades como Migração de Unidades, Critérios de Controle Interno e Indexação;

 

Versão 3.0.13:

-  Adicionada informação da unidade que cadastrou o registro ao tentar remover um interessado, destinatário ou assunto do cadastro de processo ou documento (antes apenas negava informando que havia sido cadastrado por outra unidade);

-  Melhorias no tempo de processamento da tela de Retorno Programado;

-  Na visualização de documentos pela árvore de processo foram reativados os links de usuário (Criado por xxxx, versão 99 por yyyy em 99/99/9999 99:99:99);

-  Corrige erro no acesso a bancos de dados Oracle: ORA-02421: missing or invalid schema authorization identifier.

-  Corrige erro na configuração do banco de dados SIP em SQL Server. Pesquisas textuais não estavam funcionando; 

-  Interface de Módulos: adicionados novas operações excluirProcesso e excluirDocumento;

 

Versão 3.0.12:

-  XSS (verificação avançada): melhorias na detecção para evitar falsos positivos no texto informado pelo usuário;

-  Adicionadas novas variáveis em documentos para recuperação das observações da unidade no processo e no documento: @observacao_processo@ e @observacao_documento@;

-  Adicionado campo Unidade Geradora para filtro na tela de Pesquisa no Processo;

-  Corrige erro no registro de documento externo “Data de inclusão do anexo inválida” provocado por algumas extensões do Chrome e Firefox; 

-  Adicionado parâmetro SEI_ALTERACAO_NIVEL_ACESSO_DOCUMENTO para controlar quais unidades podem alterar o nível de acesso de documentos: 0 = apenas a unidade geradora (valor padrão se o parâmetro não existir na base) 1 = qualquer unidade com tramitação no processo 

-  Aumento no tamanho do campo de Anotação para 500 caracteres;

-  No editor web foi alterada a mensagem ao incluir link para documentos restritos sem acesso. Antes apenas informava que o protocolo não foi encontrado e agora indicará que a unidade não têm acesso ao protocolo restrito; 

-  Alterado ícone de processos bloqueados de para com o objetivo de evitar semelhança com o ícone de ocultar todas as pastas ;

-  Correção de segurança: no SIP foi adicionado tratamento para evitar injeção de HTML na página de login;

-  Retirada paginação da tela de consulta de protocolos do bloco; 

-  Em ambientes de produção que não estejam usando HTTPS será exibida uma barra vermelha no topo da tela com o texto “ATENÇÃO: Esta conexão não é segura!”;

-  Adicionado tratamento para contatos com cadastro inconsistente que poderiam provocar erro na geração de documento ao buscar o endereço associado;

-  Adicionado tratamento para evitar erros do tipo “Consulta retornou mais de um registro de ”;

-  Interface de Módulos: adicionado na classe SaidaConsultarDocumentoAPI o campo Descricao;

-  Web Services: adicionado na estrutura RetornoConsultaDocumento o campo Descricao

 

Versão 3.0.11:

-  XSS (verificação avançada): diminuição no tempo de processamento, melhorias na filtragem de conteúdo e na detecção para evitar falsos positivos. Passa a exibir no log de erros os trechos do conteúdo que foram recusados (apenas para documentos públicos);

-  XSS (verificação básica): adicionada gravação no log de todas as palavras restritas existentes no conteúdo (antes registrava somente a primeira encontrada);

 

Versão 3.0.10:

-  Correções de segurança para evitar ataques de XSS;

-  Corrige erro na inclusão de links para documentos e na localização de documentos modelo quando o número de dígitos configurado para documentos é maior que 7;

-  Corrige inclusão de links para processos/documentos quando editando textos padrão e seções de modelos de documento;

-  Interface de Módulos: adicionado novo evento obterAcoesExternasSemLogin.

 

Versão 3.0.9:

-  Atualizada assinatura do componente de assinatura digital. É necessário também adicionar o novo certificado na relação de Autoridades Certificadoras de Signatário do Java (mais detalhes no ícone de instruções exibido na tela de assinatura);

-   No resultado da pesquisa a linha acessada ao clicar na árvore ou no link para o documento será sinalizada em amarelo;

-  Passa a registrar na auditoria de cancelamento e exclusão de documentos externos o nome do arquivo original e a sua localização no repositório (facilitando a recuperação de conteúdo);

-   Adicionada validação de inclusão de imagens e de elementos não permitidos no cadastro de Texto Padrão;

-  Corrigida paginação da tela de Ciências (contribuição Ministério do Planejamento);

-  Adicionada paginação na tela de protocolos do bloco (contribuição Ministério do Planejamento);

-  Em algumas situações apresentava erro ao desativar unidade: "Existem grupos de contato utilizando este contato.";

-  Interface de Módulos: adicionado novo evento obterAcoesExternasSemLogin possibilitando a implementação de telas onde não é necessário que o usuário esteja logado (como no formulário de Ouvidoria e na tela de Conferência de Autenticidade de Documentos);

-  Interface de Módulos: adicionados novos eventos cadastrarContato, alterarContato, excluirContato, desativarContato e reativarContato.

Comunicados

Indisponibilidade do SEI 08/12/2023 

Indisponibilidade do SEI 14/12/2023

Indisponibilidade do SEI 28/09/2023

Indisponibilidade do SEI 26/06/2023

Indisponibilidade do SEI 25/04/2023

Indisponibilidade do SEI 13/02/2023

Indisponibilidade do SEI 01/02/2023

Indisponibilidade do SEI 31/01/2023