USUÁRIO INTERNO

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SEI MG

 

O usuário interno no contexto do SEI!MG é um servidor ou colaborador que tem um vínculo formal de emprego ou prestação de serviços com a administração direta ou indireta do Estado de Minas Gerais. Os usuários internos têm permissão para acessar, criar e gerenciar documentos e processos eletrônicos dentro do sistema, desempenhando um papel fundamental na operação eficiente e transparente da administração pública estadual.

 

ACESSO USUÁRIO INTERNO ADMINISTRADOR SEI!

 

Perguntas Frequentes

- Como posso obter acesso ao SEI!MG?
Para obter acesso ao SEI MG, você deve ser um servidor, estagiário, empregado ou funcionário autorizado. O acesso deve ter prévia autorização do gestor e ser solicitado ao administrador do sistema do seu respectivo órgão, mediante envio de e-mail informando seu nome completo, CPF, e-mail e unidade(s) de acesso(s).

- Um documento pode ser assinado por mais de um usuário?

Sim. Um documento pode ser assinado por mais de um usuário da mesma unidade ou de unidades distintas. Neste segundo caso, basta incluir o documento em um bloco de assinatura e disponibilizá-lo para as unidades de lotação dos usuários que precisam efetuar a assinatura no documento.

- Posso solicitar a inclusão de um novo cargo na unidade?

Sim. A solicitação deve ser encaminhada por e-mail ao administrador do órgão, informando o cargo e a sigla da unidade para a inserção. O administrador é responsável por fazer a interlocução com a Gestão Central do SEI!MG na SEPLAG indicando os cargos a serem adicionados.

- Quais os perfis do SEI!MG eu posso ter acesso?
Em regra, os usuários comuns recebem o perfil básico vinculado à(s) sua(s) unidades(s) de acesso. Além disso, dependendo das atividades desenvolvidas no órgão e mediante autorização do gestor, é possível obter outros perfis, tais como, o de “liberação de acesso externo” e “cancelar documento”. A solicitação de acesso para cada perfil deve ser efetuada junto ao administrador do sistema do seu respectivo órgão, mediante envio de e-mail informando seu nome completo, CPF, e-mail e unidade(s) de acesso(s).

- O SEI!MG apresentou uma tela de erro ou está com acesso indisponível, como proceder?
Em caso de erro ou indisponibilidade, o usuário deve notificar o Administrador Local do seu órgão e verificar se o erro é um caso isolado do seu usuário ou se está afetando outras pessoas da sua unidade. Encaminhar o print da tela de erro e as informações adicionais que possibilitem a reprodução do erro, além do seu nome, unidade e CPF. 

- Posso solicitar novos tipos de processos ou documentos no SEI!MG?

Sim. Os usuários devem encaminhar a solicitação para criação de novos processos e documentos no SEI!MG para os administradores locais do seu respectivo órgão. O administrador entrará em contato com a equipe de CPAD para verificar o assunto do processo na tabela de temporalidade. A inclusão de novos processos deve acontecer apenas se o sistema não contemplar um tipo de processo ou documento essencial para realização das atividades no setor. Antes, de enviar, clique no ícone “+” confira na tela “Escolha o tipo de Processo” e “Escolha o Tipo de Documento” para ter acesso à relação completa dos tipos disponíveis no SEI.

Para adequação de nomenclaturas, basta apenas encaminhar a solicitação de alteração para o administrador do órgão.

- Posso solicitar novos tipos de documentos padronizados ou formulários no SEI!MG?
Sim. Os usuários devem encaminhar a solicitação para criação de novos documentos padronizados ou formulários no SEI!MG para os administradores locais do seu respectivo órgão. Para essa solicitação deve ser enviado um template do modelo no formato word com o máximo de informações possíveis.

ATENÇÃO: deve ser solicitado apenas se o sistema não contemplar o documento ou formulário essencial para realização das atividades no setor. Antes, de enviar, clique no ícone “+” confira na tela “Escolha o tipo de Processo” e “ Escolha o Tipo de Documento” para ter acesso à relação completa dos tipos disponíveis no SEI. 

- Quais as extensões de documentos estão disponíveis para inclusão no SEI!MG?
O SEI!MG permite a inclusão das principais extensões, como: PDF, JPG, JPEG, PNG, TXT, XLS, XLSX, CSV, 7z, ODT, HTML, ODS, MP4, MPEG, RAR, TAR. ZIP, OGG.

- O envio de e-mail pelo SEI!MG possui confirmação de leitura?
Não, o envio de e-mail pelo SEI não oferece confirmação de leitura. O sistema apenas registra o envio do e-mail no andamento processual, além da mensagem enviada ficar registrada na árvore do processo. Caso a confirmação de leitura do e-mail seja fundamental para respaldar alguma ação administrativa, solicite ao destinatário que acuse o recebimento ou avalie utilizar a funcionalidade de “intimação eletrônica” para tal finalidade.

- O usuário externo precisa estar previamente cadastrado para realizar quais ações no SEI!MG?
É preciso ter cadastro no SEI!MG para realizar as seguintes ações: assinatura de documentos, efetuar peticionamentos em processos novos, intercorrentes e receber intimações eletrônicas. Apenas a visualização de processos pode ser realizada sem o prévio cadastro.

- É possível disponibilizar o acesso para visualização do processo ou documento ao usuário externo que não possui cadastro do SEI!MG
Sim. A funcionalidade "Gerenciar Disponibilizações de Acesso Externo" permite disponibilizar acesso ao usuário externo apenas para visualizar um processo do SEI!MG, ainda que este não possua cadastro. Selecione a opção e inclua o e-mail do destinatário, além do motivo do acesso. Você poderá enviar o documento do processo SEI!MG utilizando a funcionalidade de “Enviar Correspondência Eletrônica”.

- Como criar e inserir um documento e disponibilizar o bloco de assinatura?

Para criar um bloco de assinatura, vá em Menu lateral > Bloco de Assinaturas > Novo. Ao criar o bloco, informar a(s) unidade(s) dos usuários que deverão assinar os documentos, podendo um mesmo bloco ser direcionado para uma ou várias unidades. Após criar o bloco, não clique em “Concluir”; o bloco deve permanecer no estado “Aberto”.

Para inserir um documento no bloco de assinaturas, acesse o documento gerado, clique no ícone “incluir em bloco de assinatura”, selecione o bloco previamente criado na opção “Bloco”. Selecione o(s) documento(s) e clique no botão “incluir”. Após inclusão, todos os documentos que necessitam de assinaturas, devem ser disponibilizados no bloco, pelo usuário. Acessar: Menu lateral > Bloco de Assinaturas > Disponibilizar bloco. O bloco ficará com a situação “disponibilizado”.

- O bloco de assinatura é reutilizável?

Sim, o bloco de assinaturas é reutilizável! Isso significa que dentro de um bloco de um determinado assunto você deve ter como rotina incluir os documentos para assinar e retirá-los assim que a assinatura finalizar. Deste modo, você mantém numeração de bloco para um mesmo assunto. Seja econômico! Crie o menor número possível de blocos, para facilitar o gerenciamento dos documentos neles contidos.   

- Existe a possibilidade de ajuste da numeração de documento?

Sim, este procedimento deve ser solicitado ao administrador do sistema do seu respectivo órgão, mediante envio de e-mail. Para isso, deve-se enviar “ajuste de numeração” e especificar:

     - Qual o tipo do documento;

     - Qual unidade; e

     - Qual numeração irá iniciar.

Atenção: os documentos de uso comum para vários órgãos terão sua configuração alterada apenas mediante aprovação de órgão central responsável.

 

- É possível excluir um documento do SEI!?

Para excluir um documento de um processo SEI, ele não pode ter sido assinado e acessado por outra unidade. Neste caso, o ícone de uma lixeirinha estará habilitado para que seja efetuada a exclusão.

ATENÇÃO: utilizada a lixeira não é possível recuperar este conteúdo.

 

- Como cancelar um documento SEI e quando utilizar essa funcionalidade?

O cancelamento de documento pode ser utilizado quando não for possível a exclusão de documento usando o ícone da lixeira. Isso acontece quando o documento assinado foi tramitado ou visualizado por outro setor. No caso de erros materiais, inclusão ou elaboração de documentos cujo conteúdo pode prejudicar a instrução processual, orienta-se pelo cancelamento deste. Esta ação deve ter prévia autorização do gestor e ser solicitado ao administrador do sistema do seu respectivo órgão, mediante envio de e-mail informando seu nome completo, CPF e unidade(s) de acesso(s). 

ATENÇÃO! Para cancelar, é necessário fornecer uma justificativa que ficará registrada no histórico do processo, juntamente com os dados do usuário que efetuou o cancelamento.

 

- Ao tramitar um processo que preciso acompanhar, devo mantê-lo aberto na minha unidade?

Não recomendamos manter o processo aberto na unidade. Uma vez que tenha finalizado sua atuação, utilize a funcionalidade de "Acompanhamento Especial" para sinalizar os processos que deseja acompanhar.

 

- Qual é a diferença entre Concluir e Arquivar um processo no SEI?

Concluir um processo indica que ele está encerrado devido ao término de seu trâmite, mas ainda não foi arquivado. Isso significa que qualquer setor/unidade por onde o processo passou pode reabri-lo sem a necessidade de acionar a função de Arquivo, simplesmente clicando no botão "Reabrir Processo".  

Por outro lado, o "perfil de arquivamento" no SEI refere-se ao arquivamento das cópias físicas dos documentos digitalizados, utilizados para algumas unidades com função específica, como o protocolo, não abrangendo os processos nato-digitais.

 

- Como faço para configurar o meu e-mail na minha unidade SEI!MG?

Os servidores devem solicitar ao administrador do órgão a inclusão do e-mail na unidade desejada, informando a sigla da unidade e o endereço de e-mail a ser cadastrado.

ATENÇÃO: deve ser solicitada apenas inclusão de e-mails institucionais.

 

- Como solicitar a inclusão de novo tipo de processo para peticionamento?

Para indicar novos processos para peticionamento, você deve solicitar ao administrador(a) local do seu órgão ou entidade informações básicas, como:

Tipo de Processo (nome do processo);

Unidades para Abertura do Processo (informar ÓRGÃO/SIGLA da unidade).

Documento Principal:  
(x) Gerado internamente (Editor e Modelo) - Neste caso, enviar o template com modelo do documento a ser configurado. É necessário um modelo de documento para configurar no peticionamento   
(x) Externo (Anexação de Arquivo) Informar o Tipo de Documento para habilitar a inserção de PDF.

Tipos dos Documentos Essenciais - PDF: Necessária a inclusão para efetuar o peticionamento.
Tipos dos Documentos Complementares - PDF: Podem ou não ser incluídos
Informar se o processo é intercorrente ou não – peticionamento intercorrente é aquele que o usuário externo pode inserir documentos no processo a qualquer momento.
Orientações: Indicar as principais orientações para instruir o usuário na correta realização do peticionamento.

ATENÇÃO: Confira todas as regras na aba “manuais” acessando a cartilha “Passo a passo para solicitação de peticionamento”. O documento se encontra disponível no link: https://www.mg.gov.br/planejamento/pagina/sei/usuario-interno.

 

- Não localizo um processo em minha unidade. É possível recuperá-lo?

Sim, no SEI!MG é possível recuperar um processo que não está localizado na sua unidade, se o processo foi tramitado para outra unidade e/ou foi concluído. No menu “Pesquisa”, você pode utilizar os filtros disponíveis para delimitar sua busca. Uma dica é refinar pela unidade geradora, tipo do processo ou documento. Além disso, podem ser indicados os usuários que geraram ou assinaram documentos no processo, indicando o nome ou CPF nos campos “Usuário Gerador” ou “Assinatura/Autenticação”, respectivamente. Lembre-se de usar os campos de data para restringir o período.

 

- O SEI!MG permite o controle de prazos e alertas de vencimento?

Sim, o SEI!MG possui funcionalidades de controle de prazos, mas para controlar os prazos de processos dentro da sua unidade. Após selecionar o processo e clicar no ícone do reloginho “Controle de Prazos” o mesmo ícone ficará sinalizado à frente do número do processo que você sinalizou para estabelecer o controle.

 

- O SEI!MG permite o envio de processos para órgãos dos demais poderes ou esferas?

Sim! O SEI!MG possui integração com o módulo tramita gov.br, permitindo a tramitação de processos de forma eletrônica e segura para os principais órgãos do Estado (Legislativo, Judiciário e Ministério Público) além de órgãos de outras esferas. Para utilizar o tramita gov.br é necessário que a unidade seja previamente configurada pela Gestão do SEI! na SEPLAG e que seu usuário tenha o perfil de “Envio “Externo”.  A solicitação deve ser enviada para o Administrador local do seu órgão, informando nome e sigla da unidade a ser cadastrada e o nome e CPF dos usuários que irão receber o perfil de tramitação externa na unidade.

ATENÇÃO: certifique-se se órgão destinatário também possui o módulo instalado. Assim, basta solicitar ao administrador do seu órgão a configuração da sua unidade.

Quer saber mais? Confira os boletins ComunicaSEI! Sobre o módulo tramita gov.

 

- O que é o Tramita GOV?

O Tramita GOV.BR (antes conhecido como Barramento de Serviços do PEN) é uma plataforma que atua como um elo entre os variados Sistemas de Processo Administrativo Eletrônico (SPE) existentes, é uma solução centralizada que permite que um órgão envie processos ou documentos administrativos digitais para outro de maneira segura e com confiabilidade de entrega. Tal solução permite o trâmite eletrônico entre plataformas distintas.

 

- Posso enviar minha demanda diretamente para o atendimento Central do SEI?

Orientamos que as solicitações dos servidores sejam inicialmente direcionadas ao administrador do órgão. Somente se a questão não for resolvida, o próprio administrador deverá encaminhá-la à Central de Atendimento.
Reforçamos que o administrador é o ponto de contato do órgão e o responsável pelo suporte aos servidores.

 

- Ao inserir um documento no processo, ele está sendo salvo no formato PDF. Como resolver?

É necessário entrar em contato com o administrador do órgão e verificar o cadastro realizado no SIP. Geralmente, o problema ocorre devido a espaços extras no nome. 
Para evitar esse erro, é fundamental seguir as orientações: preencher apenas a sigla que é o CPF sem pontos ou traços e informar o nome completo corretamente. Os demais campos não precisam ser preenchidos.

 

- Preciso de suporte para solucionar problemas relacionados às extensões SEI++ e SEI Pro. Como fazer?

As extensões SEI++ e SEI Pro foram desenvolvidas de forma autônoma por outros órgãos e não integram o código-fonte do SEI!.
Por não ser uma ferramenta oficial, a SEPLAG não oferece suporte sobre eventuais problemas ocasionados decorrentes da utilização desses recursos.

Manuais

App Protocolo

Tramita GOV.BR

Curso SEI! Usar

Cartilha Usuário externo e Login gov.br

Cartilha de Peticionamento

Comunica SEI!

- 100 milhões de documentos armazenados no SEI!MG

- Ferramentas do Sei!MG: Controle de prazos

- Como Organizar a sua área de trabalho do SEI!MG?

- Principais ações SEI!MG - 2024

- Atualização do SEI!MG - Integração com o GOV.BR

- Novidades no módulo tramita GOV.BR

- 7 Anos de transformação digital

- Conclusão de processos na sua unidade

- Novidade nos formulários SEI!MG

- Atualizações e novidades na página do SEI!MG

- Explorando as funções do bloco interno

- Processos sigiloso

- Mudança na gestão

- Níveis de acesso

- Disponibilização de assinatura externa

- Gerenciamento Externo

- Localização de processos

- É possível tramitar processos para órgãos de outros poderes?

- Tramitando processos para órgãos de outros poderes

Legislação do Sistema Eletrônico de Informações

- O Decreto n° 47.222, de 26 de julho de 2017, regulamenta a Lei nº 14.184/02, que dispõe sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Estadual.

Por meio desse Decreto fica admitido, no âmbito do Poder Executivo, o uso de meio eletrônico para o registro e comunicação de atos e para a tramitação de processos administrativos.

- O Decreto nº 47.228, de 04 de agosto de 2017, institui o Sistema Eletrônico de Informações como sistema oficial, no âmbito do Poder Executivo, para formação, instrução e decisão de processos administrativos eletrônicos. Sua utilização será obrigatória para todos os órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional e facultativa para as empresas estatais a partir do dia 1º de janeiro de 2019.

- A Resolução Conjunta SEPLAG/SEC nº 9921, de 02 de outubro de 2018, estabelece procedimentos para o funcionamento do SEI para tramitação de processos administrativos dos órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais, bem como para a prática de atos processuais por usuários externos.

- A Resolução SEPLAG nº 106, de 19 de dezembro de 2018, estabelece procedimentos para o funcionamento do SEI no que se refere à comunicação eletrônica com usuários e usuários externos.

- O Decreto nº 45.743, de 26 de setembro de 2011, estabelece normas gerais sobre a Política de Atendimento ao Cidadão.

- O Decreto nº 48.165, de 29 de março de 2021, dispõe sobre a Política de Preservação de Documentos do Estado de Minas Gerais.

- O Ofício Circular SEPLAG/SCGE nº. 1/2019, de 04 de novembro de 2019, orienta sobre a necessidade de restringir o acesso a dados pessoais no SEI.

Ademais, abaixo podem ser acessadas 02 consultas ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), referentes à utilização de assinaturas e sistemas eletrônicos nos processos da administração pública, além de 02 instruções normativas.

Consulta 730.773 - Digitalização e descarte de documentos

Consulta 770.777 - Admissibilidade de assinatura eletrônica

Instrução normativa nº 3/2013 - Procedimentos da tomada de contas especial

Instrução normativa nº 8/2011 - Documentos, comprovantes e registros de repercussão contábil, financeira orçamentária, operacional e patrimonial.

Clique aqui para acessar a política de privacidade e termo de uso do SEI

Versões do SEI

Versão 3.1.3:

-  Adicionada opção na pesquisa do Acervo de Sigilosos da Unidade para exibir apenas os processos em tramitação na unidade;

-  Ao responder formulários da ouvidoria estava montando o e-mail do remetente de forma fixa com o formato: [sigla órgão] Agora usará o valor cadastrado no campo “Remetente” do e-mail do sistema “Contato com Ouvidoria” (menu Administração/E-mails do Sistema);

-  Foi realizada uma otimização para reduzindo o tempo de processamento.

 

Versão 3.1.2:

-  Na árvore de processo ao clicar no ícone de Acompanhamento Especial, localizado ao lado do número do processo, e alterando o texto do acompanhamento exibia indefinidamente o ícone de aguarde após o salvamento;

-  Correção no tratamento de alguns caracteres especiais em Texto Padrão que poderiam provocar erro no editor;

-  Melhoria no Controle de Acessos Externos dos usuários externos onde processos com muitos documentos tornavam lento o carregamento da tela;

-  Corrige ordenação ao incluir documento na árvore quando os últimos itens são documentos movidos ou processos desanexados (o novo documento não ficava posicionado no final da árvore);

-  Correção no Web Service de inclusão de documento que em algumas situações estava permitindo a inclusão por unidade que não teve tramitação no processo;

 

Versão 3.1.1:

-  Corrige exibição do caractere apóstrofo em campos do tipo auto completar;

-  Estava permitindo agendar publicação em veículos não liberados para o tipo de documento;

-  Adicionado método para envio de e-mail em processo na API de módulos e Web Services;

 

Versão 3.1.0:

-  Novo componente para assinatura com Certificado Digital;

-  Na pesquisa foram adicionadas opções para busca em processos ou documentos;

-  Adicionada opção Estrangeiro no formulário de usuários externos. Neste caso são apresentados os campos Número do Passaporte e País de Emissão no lugar de CPF, RG e Órgão Expedidor;

-  Agora também será lançado um andamento quando houver alteração no tipo do processo;

-  Adicionada possibilidade de utilização de links prontos para a tela de pesquisa de publicações permitindo que a tela seja aberta com alguns filtros já aplicados (ver seção Pesquisa de Publicações no documento de instalação);

-  Melhoria nos índices do banco de dados e na pesquisa rápida por número de protocolo;

-  Correção: Estatísticas estavam considerando a data dos documentos e não a data de inclusão no sistema;

-  Correção: em algumas situações estava permitindo cancelar documento com credencial de assinatura liberada.

 

Versão 3.0.15:

-  Na visualização da árvore de processo agora apenas os documentos apresentarão rolagem deixando o número do processo sempre visível;

-  Ao clicar em um link para documento de outro processo será exibida uma barra superior com o número do processo e um link para a árvore;

-  No editor foram incluídas teclas de atalho para salvar (Ctrl + Alt + S) e assinar (Ctrl + Alt +A);

-  Na funcionalidade Ordenar Árvore do Processo agora é possível selecionar mais de um documento ao mesmo tempo para subir ou descer;

-  Ao liberar acesso externo os usuários externos não apareciam para escolha no campo de destinatário se o tipo de contato correspondente não estivesse liberado para consulta pelas unidades;

-  Corrige erro na gravação de apóstrofos (bases Oracle).

 

Versão 3.0.14:

-  Adicionado tratamento na página de conferência de autenticidade para documentos com mais de 7 dígitos;

-  Alterado procedimento de envio de e-mail para evitar bloqueio de recursos no banco de dados (deadlocks) se o servidor de e-mails apresentar lentidão;

-  A barra de segurança agora é aplicada em todos os ambientes e não somente em 19/10/2018 1 produção. Ela exibe no topo da tela o texto “ATENÇÃO: Esta conexão não é segura!” se a conexão estiver sem HTTPS;

-  Corrige paginação no Relatório de Contatos Temporários;

-  Corrige exibição da barra de progresso em algumas funcionalidades como Migração de Unidades, Critérios de Controle Interno e Indexação;

 

Versão 3.0.13:

-  Adicionada informação da unidade que cadastrou o registro ao tentar remover um interessado, destinatário ou assunto do cadastro de processo ou documento (antes apenas negava informando que havia sido cadastrado por outra unidade);

-  Melhorias no tempo de processamento da tela de Retorno Programado;

-  Na visualização de documentos pela árvore de processo foram reativados os links de usuário (Criado por xxxx, versão 99 por yyyy em 99/99/9999 99:99:99);

-  Corrige erro no acesso a bancos de dados Oracle: ORA-02421: missing or invalid schema authorization identifier.

-  Corrige erro na configuração do banco de dados SIP em SQL Server. Pesquisas textuais não estavam funcionando; 

-  Interface de Módulos: adicionados novas operações excluirProcesso e excluirDocumento;

 

Versão 3.0.12:

-  XSS (verificação avançada): melhorias na detecção para evitar falsos positivos no texto informado pelo usuário;

-  Adicionadas novas variáveis em documentos para recuperação das observações da unidade no processo e no documento: @observacao_processo@ e @observacao_documento@;

-  Adicionado campo Unidade Geradora para filtro na tela de Pesquisa no Processo;

-  Corrige erro no registro de documento externo “Data de inclusão do anexo inválida” provocado por algumas extensões do Chrome e Firefox; 

-  Adicionado parâmetro SEI_ALTERACAO_NIVEL_ACESSO_DOCUMENTO para controlar quais unidades podem alterar o nível de acesso de documentos: 0 = apenas a unidade geradora (valor padrão se o parâmetro não existir na base) 1 = qualquer unidade com tramitação no processo 

-  Aumento no tamanho do campo de Anotação para 500 caracteres;

-  No editor web foi alterada a mensagem ao incluir link para documentos restritos sem acesso. Antes apenas informava que o protocolo não foi encontrado e agora indicará que a unidade não têm acesso ao protocolo restrito; 

-  Alterado ícone de processos bloqueados de para com o objetivo de evitar semelhança com o ícone de ocultar todas as pastas ;

-  Correção de segurança: no SIP foi adicionado tratamento para evitar injeção de HTML na página de login;

-  Retirada paginação da tela de consulta de protocolos do bloco; 

-  Em ambientes de produção que não estejam usando HTTPS será exibida uma barra vermelha no topo da tela com o texto “ATENÇÃO: Esta conexão não é segura!”;

-  Adicionado tratamento para contatos com cadastro inconsistente que poderiam provocar erro na geração de documento ao buscar o endereço associado;

-  Adicionado tratamento para evitar erros do tipo “Consulta retornou mais de um registro de ”;

-  Interface de Módulos: adicionado na classe SaidaConsultarDocumentoAPI o campo Descricao;

-  Web Services: adicionado na estrutura RetornoConsultaDocumento o campo Descricao

 

Versão 3.0.11:

-  XSS (verificação avançada): diminuição no tempo de processamento, melhorias na filtragem de conteúdo e na detecção para evitar falsos positivos. Passa a exibir no log de erros os trechos do conteúdo que foram recusados (apenas para documentos públicos);

-  XSS (verificação básica): adicionada gravação no log de todas as palavras restritas existentes no conteúdo (antes registrava somente a primeira encontrada);

 

Versão 3.0.10:

-  Correções de segurança para evitar ataques de XSS;

-  Corrige erro na inclusão de links para documentos e na localização de documentos modelo quando o número de dígitos configurado para documentos é maior que 7;

-  Corrige inclusão de links para processos/documentos quando editando textos padrão e seções de modelos de documento;

-  Interface de Módulos: adicionado novo evento obterAcoesExternasSemLogin.

 

Versão 3.0.9:

-  Atualizada assinatura do componente de assinatura digital. É necessário também adicionar o novo certificado na relação de Autoridades Certificadoras de Signatário do Java (mais detalhes no ícone de instruções exibido na tela de assinatura);

-   No resultado da pesquisa a linha acessada ao clicar na árvore ou no link para o documento será sinalizada em amarelo;

-  Passa a registrar na auditoria de cancelamento e exclusão de documentos externos o nome do arquivo original e a sua localização no repositório (facilitando a recuperação de conteúdo);

-   Adicionada validação de inclusão de imagens e de elementos não permitidos no cadastro de Texto Padrão;

-  Corrigida paginação da tela de Ciências (contribuição Ministério do Planejamento);

-  Adicionada paginação na tela de protocolos do bloco (contribuição Ministério do Planejamento);

-  Em algumas situações apresentava erro ao desativar unidade: "Existem grupos de contato utilizando este contato.";

-  Interface de Módulos: adicionado novo evento obterAcoesExternasSemLogin possibilitando a implementação de telas onde não é necessário que o usuário esteja logado (como no formulário de Ouvidoria e na tela de Conferência de Autenticidade de Documentos);

-  Interface de Módulos: adicionados novos eventos cadastrarContato, alterarContato, excluirContato, desativarContato e reativarContato.

Comunicados

- Indisponibilidade do SEI 24/03/2025

- Erro ao Salvar Arquivos no SEI!MG 01/11/2024

- Alteração de Nomeclaturas das Assessorias Jurídicas

- Indisponibilidade do SEI 10/07/2024

- Indisponibilidade do SEI 04/07/2024

- Indisponibilidade do SEI 04/07/2024

- Indisponibilidade do SEI 02/07/2024

Indisponibilidade do SEI 08/12/2023 

Indisponibilidade do SEI 14/12/2023

Indisponibilidade do SEI 28/09/2023

Indisponibilidade do SEI 26/06/2023

Indisponibilidade do SEI 25/04/2023

Indisponibilidade do SEI 13/02/2023

Indisponibilidade do SEI 01/02/2023

Indisponibilidade do SEI 31/01/2023