LAB.mg participa do primeiro Encontro Mineiro de Laboratórios de Inovação

Evento reuniu quinze instituições integrantes da Rede Mineira de Laboratórios de Inovação para troca de experiências e cooperação

O LAB.mg, laboratório de inovação do Governo de Minas, participou, na última sexta-feira (18/11), do primeiro Encontro Mineiro de Laboratórios de Inovação, promovido pela Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAILab), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O evento teve como objetivo fortalecer o ecossistema de inovação no Estado e reuniu quinze instituições integrantes da Rede Mineira de Laboratórios de Inovação.

A programação do Encontro contou com palestras, oficinas de integração e apresentação dos laboratórios, dentre eles o LAB.mg, iniciativa conjunta da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e da Fundação João Pinheiro (FJP).

O desembargador Geraldo Augusto, do TJMG, abriu o evento cumprimentando os participantes e ressaltando a importância da iniciativa. “O encontro tem o condão de fortalecer o ecossistema de inovação em Minas Gerais, para que sejamos capazes de impulsionar ainda mais a criatividade e a experimentação nas organizações públicas e privadas parceiras, fazendo com que as ideias circulem e a inovação aflore em benefício de nossas instituições e, consequentemente, em prol da sociedade mineira”, disse.

Aproximação que gera cooperação

A coordenadora do LAB.mg pela Seplag-MG, Giselle Volponi, destacou a aproximação promovida pelo evento entre os membros da Rede. “Como todos os laboratórios se apresentaram, pudemos identificar oportunidades e nos unir para dar início à construção conjunta de uma proposta do Manifesto da Rede Mineira de Laboratórios de Inovação, que reunirá nossos valores, propósitos e onde queremos chegar”, afirmou.

“Nas oficinas, compartilhamos sobre o que podemos oferecer à Rede e em que ela pode nos ajudar. Abrimos, também, frentes para novas conversas com os integrantes da Rede”, complementou Isabela Tolentino, coordenadora do LAB.mg pela FJP.

Fomento à inovação no Governo de Minas

As representantes do LAB.mg também tiveram espaço na programação, onde falaram sobre a atuação, metodologias, projetos e composição do laboratório, que atua em projetos de fomento à inovação no Governo de Minas voltados para a transformação de serviços, melhoria da experiência do usuário e cocriação de soluções para os desafios públicos.

“De 2019 a 2022, atuamos em 15 projetos de pesquisa de Experiência do Usuário, dez projetos de Imersão e Cocriação de Soluções, dez projetos de Transformação de Serviços, três projetos de Imersão, três projetos de Melhorias de Processos e dois Projetos de Linguagem Simples”, enumerou Giselle Volponi.

Dentre as ações do LAB.mg, estão a simplificação de linguagem, com a realização de oficinas, o lançamento do Guia Linguagem Simples na Gestão Pública e o apoio na transformação de serviços digitais, como a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

Participação

Além do TJMG, por meio do UAILab, da Seplag-MG e da FJP, também participaram do evento representantes da Defensoria Pública de Minas Gerais; do Tribunal Regional do Trabalho 3ª Região; do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais; da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte; da Universidade Federal de Ouro Preto; da Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais; da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais; da Universidade Federal de Uberlândia; do Tribunal Regional Federal da 6ª Região 2; do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais; do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais; da Assembleia Legislativa de Minas Gerais; e da Skema Business School Brasil.

A rede

A criação da Rede Mineira foi liderada pela UAILab, do TJMG, em parceria com o Laboratório de Inovação da Justiça Federal de Minas Gerais (IluMinas). A iniciativa visa unir esforços para disseminar a cultura de inovação e compartilhar experiências, soluções e desafios encontrados pelos órgãos/instituições na prestação de serviços aos cidadãos, visando à cocriação de programas e ações interinstitucionais de inovação e pesquisa científica e tecnológica.

Além da constante troca de informações e da capacitação técnica de participantes, essas instituições estarão reunidas para incentivar a formação de novos laboratórios de inovação em Minas Gerais, provendo auxílio e suporte necessários a esse desafio.

Também integram a parceria outros laboratórios de inovação, como os mantidos pelo poder Judiciário estadual e federal.