Transforma Minas lança pesquisa para avaliar resultados em três anos de programa e 230 lideranças selecionadas para o Estado

Submitted by 10803307632 on

Objetivo é ouvir as lideranças selecionadas e seus respectivos gestores para analisar a aderência aos postos de trabalho e identificar pontos de melhoria

Assegurar que os profissionais que compõem os quadros de direção e chefia do Governo de Minas estejam aptos e em preparação contínua para enfrentar os grandes desafios do setor público é um dos objetivos do Programa Transforma Minas, coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG). Desde março de 2019, quando foi lançado, 230 lideranças foram selecionadas por meio do programa e nomeadas para cargos em diversos níveis governamentais, distribuídos em 18 órgãos e entidades do Governo de Minas.

Agora, passados mais de três anos desde a implementação da iniciativa no Executivo Estadual, a Seplag-MG irá avaliar a qualidade e os resultados dos processos seletivos. O objetivo é verificar a aderência dos selecionados aos postos de trabalho assumidos e, com base nos resultados, adotar melhorias na metodologia aplicada.

“É importante buscar a constante profissionalização dos líderes do Estado, já que a qualidade dos serviços públicos para os cidadãos, na ponta, também é impactada pela condução dos trabalhos por parte da equipe e gestores. Aprimorar, cada vez mais, as políticas públicas é a missão do Governo de Minas, e o Transforma Minas é essencial para desenvolver lideranças capazes de contribuir para isso. Essa pesquisa será fundamental para avaliarmos os resultados alcançados com a implementação do programa e realizarmos os ajustes necessários para alcançar a excelência nos processos seletivos do Estado”, explica a coordenadora do programa, Luciana Custódio.

Desenvolvida pela coordenação do Transforma Minas em parceria com a Vamos (entidade formada pela associação da Fundação Lemann, Instituto humanize e República.org) e com a Pacto Consultoria (instituição responsável pela condução da pesquisa e pela sistematização dos dados), a pesquisa se encerra no dia 18 de outubro e envolve todas as lideranças selecionadas pelo programa, seus respectivos gestores e também os gestores de Recursos Humanos.

Transforma Minas

O Programa Transforma Minas é uma iniciativa do Governo de Minas, coordenado pela Seplag-MG, que busca selecionar lideranças e aperfeiçoar o modelo de atração, seleção, desenvolvimento e desempenho de profissionais para a administração pública do Estado, com base no mérito e na competência, e tendo como foco a melhoria da prestação dos serviços aos cidadãos.

Metodologia

Todas as ações do Programa são estruturadas em três frentes de trabalho. Na frente de “Atração e Seleção” são realizados processos seletivos baseados em critérios que levam em conta as competências dos candidatos, a capacidade de enfrentar os desafios do setor público e a adequação para o cargo proposto.

Já a frente de “Desenvolvimento e Desempenho” busca desenvolver os líderes para atuarem de forma inovadora e estratégica no Estado. As ações estruturadas são voltadas para dois grupos distintos de lideranças: o Sistema de Gestão de Desenvolvimento e Desempenho (SGDD), que envolve as lideranças do segundo nível hierárquico do Estado, e o Programa de Desenvolvimento de Lideranças Regionais (PDLR) voltado para lideranças regionais das Secretarias de Estado de Educação (SEE), Saúde (SES), Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e Desenvolvimento Social (Sedese). Todas as ações formativas contam com a parceria da Fundação João Pinheiro (FJP).

Por fim, a frente de “Engajamento”, lançada em janeiro de 2022, tem como objetivo acompanhar, periodicamente, e fomentar o engajamento das lideranças e suas equipes.

As vagas para os processos seletivos do Transforma Minas que estão em período de inscrição podem ser acessadas neste link .

Mais informações sobre o Programa Transforma Minas estão disponíveis na página do Programa: Transforma Minas | MG.GOV.BR (www.mg.gov.br)