
Evento será destinado a servidores estaduais e propõe incentivar a prática de atividades laborais. Também será apresentada uma nova modalidade on-line, o Pilates no Solo
Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos servidores estaduais e diminuir o sedentarismo, será realizado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), na próxima terça-feira (12/4) às 15h, um webinário com o tema “Fisioterapia para a qualidade de vida no trabalho”. A transmissão será realizada pelo canal do Youtube Desempenho e Desenvolvimento Seplag-MG, clique aqui.
O evento faz parte do Programa Qualidade de Vida para o Trabalho (PQVT), da Diretoria Central de Gestão do Desempenho e Desenvolvimento (DCGDD), e será destinado aos servidores estaduais, com o objetivo de incentivar a prática de ginástica laboral.
“Nosso objetivo é sensibilizar os servidores sobre a importância do movimento corporal orientado e oferecer modalidades de exercícios que proporcionam uma consciência corporal e mais qualidade de vida”, ressalta a diretora da DCGDD, Luciana Assunção.
Na ocasião, será apresentado o Pilates no Solo, nova modalidade de ginástica on-line oferecida pela Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional (SCPMSO), além de divulgar as demais modalidades já ofertadas.
“É uma atividade que se caracteriza por uma série de exercícios físicos que buscam a harmonia entre o corpo e a mente, trazendo melhoria da consciência corporal por trabalhar o corpo como um todo. A prática melhora a musculatura, a coordenação motora, a capacidade respiratória, a concentração, além de outros benefícios”, destaca a diretora central de Saúde Ocupacional, Marcela Mattar. De acordo com a diretora, o Pilates no Solo consiste em utilizar o peso do próprio corpo e pode ser praticado em tatames ou colchonete.
As práticas de ginástica da SCPMSO são transmitidas no perfil do Instagram e do Youtube, realizadas diariamente às 9h e as 17h. O Pilates Solo será em um grupo fechado para servidores do estado.
Novo contexto
Para a médica e diretora Central de Saúde Ocupacional, Marcela Mattar, a pandemia de Covid-19 trouxe inúmeros desafios, dentre eles, manter um estilo de vida saudável, com a prática de atividades físicas.
“Mesmo com a flexibilização recente das medidas de controle, muitas pessoas ainda não estão seguras para realizar práticas em grupo. É nesse contexto que entram as atividades propostas pela equipe de fisioterapeutas da Saúde Ocupacional. Elas são uma forma de manter o servidor ativo e com saúde, mesmo dentro de casa. E ao cuidar da saúde física, também temos um benefício expressivo na saúde mental”, completa.