Seplag-MG reforça parceria com unidades de RH dos órgãos estaduais com foco no aprimoramento da política de gestão de pessoas do Estado

Conteúdo Principal
Submitted by 08965764696 on
Publicado em:
APL

Encontro da Assessoria de Políticas para Lideranças com gestores de Recursos Humanos abordou temas como diversidade e inclusão no trabalho

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio da Assessoria de Políticas para Lideranças (APL), se reuniu, nesta terça-feira (12/9), com os responsáveis pelas Unidades Setoriais de Recursos Humanos dos diversos órgãos, entidades e empresas públicas estaduais. A iniciativa faz parte do programa Transforma Minas, que busca selecionar e desenvolver gestores do Governo de Minas, com base em competências.

Um dos objetivos do encontro foi apresentar a APL para os líderes de RH do Estado. A Assessoria foi criada a partir do decreto nº 48636, de junho deste ano,
e é a unidade coordenadora do Programa Transforma Minas na Seplag-MG, lançado em 2019.

“Queremos nos aproximar das unidades de RH, pois entendemos que elas são potenciais parceiras e desempenham um papel fundamental na implementação das políticas de gestão de pessoas”, afirmou a assessora de Políticas para Lideranças, Luciana Custódio.

Equidade

A programação do evento contou com uma palestra sobre equidade, ministrada pela consultora na temática, Gisele Silva. A especialista falou sobre gestão de pessoas e sobre a importância de ações que as unidades de RH podem desenvolver em prol da equidade e da inclusão nos órgãos em que atuam.

“Na Seplag-MG, já iniciamos um trabalho para tratar de maneira mais sistemática a temática da equidade, para promover mais diversidade e inclusão no Estado. Outros eventos sobre o tema com as lideranças estão previstos ainda para esse ano”, destacou a subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag-MG, Kênnya Kreppel.

Força de Trabalho

Na ocasião, o diretor Central de Gestão da Força de Trabalho da Seplag-MG, Joao Eduardo Chaves, apresentou o Guia do Planejamento da Força de Trabalho, desenvolvido neste ano para auxiliar os órgãos e entidades em projetos de dimensionamento, incluindo diversas etapas da gestão de pessoas.

O Guia está disponível para download no site da Seplag-MG, neste link

As instituições interessadas na aplicação da metodologia apresentada no Guia Depois podem procurar a Diretoria Central de Gestão da Força de Trabalho por meio do Sei!MG (SEPLAG/DCGFT) ou do e-mail joao.paula@planejamento.mg.gov.br.

Transforma Minas

Coordenado pela Seplag-MG, o Programa Transforma Minas já realizou mais de 480 processos seletivos para cargos estratégicos de liderança no governo estadual, entre subsecretários e diretores de diversos órgãos e entidades, desde 2019. As seleções são realizadas por mérito, com base em um processo aberto, por meio da divulgação pública de todas as oportunidades e etapas, além da possibilidade de participação de profissionais de todos os setores.

Além de promover a atração e a seleção de profissionais, o Transforma Minas investe no desenvolvimento e no desempenho das lideranças, buscando, também, promover o engajamento das lideranças selecionadas e suas equipes.