Seplag-MG lança Planejamento Estratégico com metas e objetivos da pasta para os anos de 2025 a 2028

Conteúdo Principal
Submitted by 11292384662 on
Publicado em:
Seplag-MG

Plano foi construído por todos os setores da secretaria e também traça as diretrizes de trabalho. Uma das metas é a duplicação do número de UAIs em Minas

Como o propósito de proporcionar serviços públicos cada dia melhores para os cidadãos mineiros, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) lançou, nesta terça-feira (10/12), seu Planejamento Estratégico para os próximos quatro anos. O documento reúne as principais diretrizes dos trabalhos a serem realizados pela pasta entre 2025 e 2028.

“Falar de planejamento estratégico é sobre dar mais transparência aos nossos propósitos. Afinal, para onde é que nós estamos indo? O que queremos fazer? Onde nós queremos chegar? E esse Plano serve para isso. Ele tem essa função muito grande de alinhamento, de clareza, concretude para as coisas, mas ele tem, também, uma função clara e importantíssima que é comunicar para dentro e para fora aquilo que é esperado”, relatou a secretária de Estado e Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.

A importância do Planejamento Estratégico foi apresentada pelo secretário-adjunto de Estado de Planejamento e Gestão, Luís Otávio Milagres de Assis, que fez também um balanço das conquistas de 2024 da secretaria e as perspectivas com o Plano. 

“Temos sempre que lembrar que quem não mede não gerencia. A satisfação é o objetivo fundamental, precisamos medir para acompanhar a evolução e perceber onde não estamos atendendo. Nossa missão é viabilizar os meios e coordenar as ações necessárias para que o cidadão receba serviços e políticas públicas de qualidade, além de focar nos nossos valores: empatia, inclusão, comprometimento, comunicação assertiva, inovação e simplificação e foco no cidadão”, afirmou Luís Otávio.

Os objetivos estratégicos e metas da secretaria estão dispostas no Plano. Entre elas está a duplicação do número de Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) no estado. Atualmente, Minas Gerais conta com 51 UAIs. Outra meta é o aumento de 30% dos serviços de trânsito atendidos digitalmente. A Seplag-MG também pretende alcançar 100 projetos de reparação e compensação dos danos causado pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, a partir da sua articulação juntos aos diversos atores envolvidos.

O planejamento reflete as escolhas institucionais quanto a atuação, o desempenho e os resultados governamentais almejados, servindo como um guia para projetos a serem desenvolvidos pelo órgão nesses próximos anos. Ele contém objetivos estratégicos transmitidos de forma clara e transparente para todos os níveis gerenciais e de colaboradores, com foco no alinhamento e na alocação eficiente de esforços, evitando o desperdício de ações e recursos.

Lançamento

O evento de lançamento do Planejamento Estratégico foi realizado no Auditório JK, na Cidade Administrativa, reunindo gestores da Seplag-MG e suas equipes A abertura contou com uma apresentação do Plano e a exibição de um vídeo do governador Romeu Zema, que parabenizou a secretaria pela iniciativa.

Em seguida, a subsecretária de Inovação e Gestão Estratégica da Seplag-MG, Ana Flávia Morais, apresentou os instrumentos de planejamento, abordando a relevância de se um plano estratégico. Logo após, o diretor de Políticas Públicas da Fundação João Pinheiro (FJP), Mauro César, contou sobre como foi a construção do Plano e qual sua participação e da FJP na elaboração.

“Esse alinhamento estratégico é ainda mais importante no caso da Seplag-MG. Como órgão central, a pasta é responsável por coordenar e orientar os demais órgãos, sendo referência e um exemplo a ser seguido pelos demais. Isso reforça nossa responsabilidade de sermos inovadores, assertivos e eficazes na nossa situação. Planejar não é apenas projetar o futuro que a gente deseja, é construir a cada dia as bases que vão nos levar até esse futuro”, reforçou Ana Flávia.

Construção do planejamento

O planejamento começou a ser elaborado em junho de 2023 e foi finalizado em maio deste ano. O trabalho teve participação de todos os setores da Seplag-MG e contribuição de organizações externas. Por meio de um diagnóstico institucional abrangente, foi possível reconhecer e apontar os pontos positivos e desafios a serem enfrentados pela secretaria.

Foram realizados mais de 50 encontros presenciais e virtuais, 42 entrevistas, além da aplicação de questionário on-line com o público interno e análises de documentos. O resultado é um Plano com construção participativa e um sólido processo de aprendizagem organizacional.

“Durante a elaboração, conseguimos perceber para onde vamos e como vamos conseguir proporcionar serviços públicos cada dia melhores para os mineiros. A nossa intenção, ou a nossa percepção da equipe como um todo, foi de deixar claro que o processo de planejamento é um processo de construir uma visão compartilhada em que as pessoas acreditem e sobretudo se comprometam com a busca daquele resultado”, contou Mauro.

As prioridades para os próximos anos incluem gestão de pessoas, inovação tecnológica, atendimento ao cidadão e comunicação, mudanças na imagem institucional e na gestão dos serviços de trânsito. Clique aqui para acessar o Planejamento Estratégico.