Governo de Minas premia vencedores do Concurso Motorista e Motociclista Padrão e incentiva boas práticas no trânsito
O Governo de Minas promoveu mais uma edição do Prêmio Motorista e Motociclista Padrão, que tem como objetivo reconhecer e valorizar condutores que se destacam pelo comportamento responsável e pelo respeito às normas de trânsito. Os agraciados foram premiados em evento nesta quarta-feira (10/12), no Auditório JK, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
A ação, organizada pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), busca incentivar atitudes positivas no trânsito, como o cumprimento das leis, a direção defensiva, o respeito aos pedestres e a convivência harmoniosa entre motoristas, motociclistas, ciclistas e demais usuários das vias.
Ao todo, 1,5 mil condutores profissionais se inscreveram, e 12 foram premiados nas categorias A, B, D e E. Foram analisados critérios como tempo de habilitação, histórico de infrações, participação em cursos de atualização, destaques e elogios no trabalho para a classificação final dos vencedores. Ao destacar exemplos que fazem a diferença no dia a dia, o Governo de Minas transforma bons comportamentos em referência para toda a sociedade.
“O prêmio é um gesto do Governo do Estado em reconhecimento à conduta exemplar, à cordialidade e ao respeito às normas e à legislação. Que esses condutores continuem assim ou que, até mesmo, melhorem, porque cada atitude é responsável por salvar vidas e contribuir para um trânsito mais seguro e cidadão”, destacou o secretário-adjunto da Seplag-MG, Rodrigo Matias.
Para o chefe de Trânsito, Lucas Vilas Boas, o Prêmio Motorista e Motociclista Padrão cumpre um papel estratégico na construção do trânsito mineiro. “Esse prêmio é uma forma de reconhecer quem faz a coisa certa todos os dias no trânsito. Quando valorizamos o bom exemplo, mostramos que a segurança viária começa nas escolhas individuais, que refletem no coletivo, no respeito às regras e, principalmente, no cuidado com o outro. Por meio da conduta, da rotina e do bom exemplo, é possível mudar a cultura no trânsito”, afirmou.
Premiados
Os 12 colocados foram premiados com certificado e medalha. Além do reconhecimento individual, a iniciativa tem caráter educativo e preventivo.
Luiz Borges, um dos agraciados como Motorista Padrão, recebeu o prêmio na categoria E. “As atitudes mais importantes no trânsito são, principalmente, o respeito e a paciência com outros veículos, pedestres, idosos e todos os setores que envolvem a atividade do motorista. É muito importante ter habilidade para lidar com cada tipo de pessoa, ser sempre gentil no trânsito e manter a velocidade compatível com o local. Foi assim que conseguimos chegar até aqui e receber a premiação de hoje”, disse o motorista.