Seplag-MG compartilha iniciativas e busca aprimoramento da gestão pública em evento internacional

Conteúdo Principal
Submitted by 00001523660 on
Publicado em:
CLAD - 2024

Linguagem Simples e Direito Visual foram algumas das temáticas apesentadas no CLAD, em Brasília
 

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) participou, na última semana, em Brasília, da XXIX edição do Congresso Internacional promovido pelo Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD). Na ocasião, o Laboratório de Inovação do Governo de Minas (LAB.mg) compartilhou iniciativas de sucesso e ministrou oficinas sobre Linguagem Simples e Direito Visual.

Voltado para funcionários públicos, acadêmicos e interessados na evolução da gestão pública, o evento teve como tema “A transformação necessária para um Estado inclusivo, democrático e eficaz”.

Outras áreas da Seplag-MG também marcaram presença, como o Comitê Pró-Brumadinho, as Subsecretarias de Gestão de Pessoas (Sugesp), de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão (Subdigital), de Gestão e Finanças (Subgef) e de Compras Públicas (Subcomp). 

Os servidores compartilharam experiências, apresentaram projetos e acompanharam discussões sobre temais atuais de gestão pública. Os projetos apresentados pela Seplag-MG abordaram temáticas como a atuação de comitês gestores, segurança hídrica, acordo judicial de reparação de Brumadinho, transformação digital, profissionalização da administração pública, inovação em políticas públicas e compartilhamento de serviços.

Linguagem Simples e Direito Visual: empatia com os usuários do serviço público

O LAB.mg ministrou a Oficina: Linguagem Simples e Direito Visual, em que as servidoras Giovanna Schffer e Grécia Borges buscaram sensibilizar e capacitar os participantes sobre a temática, apresentando a metodologia desenvolvida pelo Governo de Minas. 

“O objetivo é que os participantes sejam capazes de exercitar e desenvolver a empatia com as pessoas usuárias dos serviços públicos, reconhecendo e adaptando a linguagem ao público-alvo, aplicando as diretrizes de Linguagem Simples na escrita do dia a dia e revisando textos e documentos de acordo com a metodologia, além de multiplicá-la em seu ambiente organizacional”, explica Giovanna Schffer. 

Práticas inclusivas com foco em gênero e raça

A servidora Grécia Borges também participou da Oficina “Gênero e raça no setor público: aprenda com dois laboratórios de inovação a fazer gestão inclusiva”, onde foram apresentadas as experiências do LAB.mg e do La-Bora! gov. - Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). 

A iniciativa promoveu a reflexão sobre práticas inclusivas no serviço público, com foco em gênero e raça, oferecendo uma abordagem prática e participativa para os participantes explorarem conceitos chave de diversidade e gestão inclusiva no setor.

CLAD

O Congresso é promovido pelo Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) em colaboração com o Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO). 

Tags