
Projeto Automatiza.MG foi destaque na celebração dos 60 anos da Diretoria de Recursos Humanos da PMMG
“O Desafio da Gestão de Pessoas na Administração Pública" foi o tema da palestra ministrada pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), Camila Neves, no seminário comemorativo dos 60 anos da Diretoria de Recursos Humanos da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), realizado nesta terça-feira (17/9).
Com o objetivo de capacitar e desenvolver as competências profissionais dos militares que atuam na área de gestão de pessoas, a apresentação da secretária destacou o projeto Automatiza.MG, iniciativa da Seplag-MG que utiliza tecnologia e inovação para aprimorar o serviço público.
“Ao facilitar o trabalho do servidor público, com a otimização do tempo gasto nas tarefas cotidianas, o Automatiza.MG amplia a capacidade de entrega dos serviços públicos para o cidadão mineiro, conferindo maior dinamismo e qualidade, além de promover a cultura de inovação, através da Inteligência Artificial”, ressaltou Camila Neves.
Segundo a gestora, um dos desafios da implantação do projeto foi o receio dos servidores de serem substituídos pelos robôs. “Atuamos para deixar muito claro que essa substituição não existirá, porque sempre vamos precisar de quem conhece o negócio, de quem pensa no que está fazendo”, destacou.
Frentes de atuação, treinamentos, mentorias, exemplos de aplicabilidade e estrutura necessária para implementação do projeto foram alguns dos itens explicados na apresentação. “Estamos à disposição para aplicação de mentoria ou até mesmo para avaliar um projeto maior em que a Seplag-MG e a PMMG possam atuar juntas”, afirmou.
O coronel Neyton Rodrigues, diretor de Recursos Humanos da PMMG, salientou a importância da gestão de pessoas no serviço público e a relevância dos temas tratados pela secretária. “Agradeço pela participação da secretária Camila Neves e pelo brilhantismo e grande contribuição na transmissão de conhecimentos por ocasião do Seminário. O desafio da gestão de pessoas é uma questão primordial para a instituição”, considerou.
Automatiza.MG
O projeto, que começou a ser executado no segundo semestre de 2023, constitui-se em uma alternativa para desburocratização e agilidade no setor público, disseminando a automatização de processos e o uso da inteligência artificial.
Desde sua implantação, já criou mais de 45 robôs para serem usados pelos servidores, reduzindo em mais de 1.300 horas mensais o tempo necessário para a realização de processos que foram aprimorados.