Seplag-MG compartilha iniciativas do Estado em governo digital no Fórum do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais do Planejamento

Submitted by 11748360671 on

O segundo Fórum Conseplan de 2023, encerrado nesta sexta-feira (14/7), abordou temas relacionados à gestão pública, como a transformação digital com foco na melhoria da prestação de serviços públicos

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) representou Minas Gerais no Fórum do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan). O evento reuniu integrantes de todos os estados brasileiros nas últimas quinta (13/7) e sexta-feira (14/7), no Rio de Janeiro, para debater sobre gestão pública.

Esse foi o segundo fórum Conseplan de 2023. Entre os temas abordados por administradores e gestores nesta edição estão orçamento, planejamento participativo, avaliação e monitoramento de políticas públicas e governo digital. O encontro também marcou a inauguração do grupo técnico que discutirá sobre captação de recursos e operações de crédito.

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, vice-presidente do Conselho, participou das discussões, em que foram compartilhadas experiências dos Estados, inclusive de Minas Gerais, na área de transformação digital e da atuação dos governos como plataformas, além de outros temas voltados à melhoria da prestação dos serviços públicos.

"Essa é uma das prioridades da Seplag-MG, sobretudo agora, com a vinda dos serviços de Trânsito para a secretaria. Nossas reuniões são sempre muito produtivas, porque vemos como os Governos podem atuar como plataformas para melhorar a experiência do cidadão com os serviços públicos", frisou Luísa Barreto.

Desde abril de 2023, as atividades e competências relacionadas aos serviços estaduais de trânsito foram transferidas para a Seplag-MG, com a criação da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG). Um dos objetivos da mudança é melhorar o atendimento à população por meio da política de integração e simplificação de serviços públicos, implementada pela secretaria a partir dos canais digitais, como o Portal MG e o MG App.

O Fórum

O Fórum Conseplan já está na 86ª edição pautada na discussão de políticas públicas pertinentes ao Planejamento. A secretária Luísa Barreto também participou de painéis temáticos e mesas de debate, incluindo a participação do secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco e presidente do Conseplan, Fabrício Marques.

Os secretários também abordaram, no encontro, Plano Plurianual (PPA) e fundos de desenvolvimento regional, controle de gastos, Governo como instrumento de desenvolvimento econômico e inovação pública, desenvolvimento urbano sustentável, planejamento de contratações de pessoal, desafios do atual regime de governança orçamentária no Brasil e PPA sensível a gênero e raça.