Seplag-MG compartilha experiência com carreiras de planejamento público no 94º Fórum do Conseplan

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) participou do 94º Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento, realizado em São Luís, no Maranhão, entre os dias 3 e 5/9. A Secretaria mineira apresentou as experiências do Governo de Minas com a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), durante o Painel Temático 2 – Carreiras de Planejamento.
Organizado pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), que é presidido pelo secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional do Estado de Pernambuco, Fabrício Marques, o evento visa integrar e fortalecer a gestão pública nos Estados brasileiros. Os debates abordaram o desenvolvimento de políticas públicas mais eficientes, buscando fomentar o diálogo e a troca de experiências entre os gestores estaduais de planejamento.
“Tivemos a oportunidade de discutir a relevância e a criticidade no fortalecimento das carreiras de planejamento. O debate é contínuo, e é muito importante trocarmos experiências com outros entes e evoluirmos em questões críticas que contribuem para um planejamento efetivo e sólido para os nossos estados”, afirmou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten.
Profissionalização da gestão pública
A secretária Silvia fez a exposição “EPPGG na Vanguarda: modelo inovador de organização do trabalho no planejamento público”, destacando o papel da Seplag-MG na gestão estratégica da carreira.
O cargo foi criado em Minas Gerais no ano de 1986 e o concurso público tem como etapa a conclusão do curso em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (FJP). A graduação garante o ingresso de mão de obra qualificada e com formação específica para o cargo.
Com 1.045 servidores ativos, a carreira de EPPGG pertence ao quadro de pessoal da Seplag-MG. Essa centralização em um só órgão permite uma gestão estratégica dos profissionais, que possuem uma atuação transversal nas 88 instituições do Poder Executivo mineiro em que estão alocados.
A formação da carreira é focada na formulação, supervisão e avaliação de políticas públicas. Em 2025, a secretaria realizou um Censo para levantar informações desses servidores. Além de reunir os dados, a iniciativa também irá permitir o acompanhamento individualizado dos EPPGGs e possíveis ajustes de rota.
O Painel Temático contou com a participação do secretário de Planejamento do Estado do Piauí, Washington Bonfim, e da especialista em Gestão Pública Renata Vilhena.
94º Fórum Nacional
A Seplag-MG ainda compôs dois grupos de trabalho (GT) do Conseplan que fazem parte do fórum. A assessora-chefe de Comunicação da secretaria, Edilene Viana, integra a Comissão de Comunicação do Conselho, que se reuniu para debater assuntos sobre a temática durante o evento.
O servidor Bruno Rosa, da Diretoria Central de Monitoramento da Execução Física e Orçamentária, participa do GT de Planejamento, Orçamento e Revisão de Gastos, e a subsecretária de Gestão Estratégica e Reparação, Gabriela Martins Durães Brandão, do GT de Planejamento de Longo Prazo.
Essa edição do fórum debateu temas como a atuação do conselho nacional e dos secretários de estado na proposição de políticas públicas; a busca pela plena eficiência na gestão, com foco em metas e resultados; o aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Planejamento e Orçamento; a promoção de práticas inovadoras; e a disseminação de conhecimentos nas áreas de planejamento, orçamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas. A secretária Nacional do Planejamento do Ministério do Planejamento e Orçamento, Virgínia de Ângelis, também esteve presente.