
Secretaria-Geral do Estado representou o governador Romeu Zema na abertura, e Seplag-MG liderou painel de Transformação Digital ao lado de especialistas e autoridades da área
Os avanços das políticas públicas no Estado foram compartilhados pelo Governo de Minas, nesta quinta-feira (26/9), no Side Event G20: Implementação Colaborativa de Políticas Públicas, evento internacional realizado na Fundação Dom Cabral, em Nova Lima (MG). Com a participação de especialistas e autoridades nacionais e internacionais, o encontro, realizado em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Planejamento (Conseplan), teve o objetivo de potencializar iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável.
O Governo de Minas foi representado na abertura do evento pelo secretário-Geral do Estado, Marcel Beghini, que destacou as parcerias com as instituições participantes e a importância dos temas abordados, além dos avanços de Minas nas políticas públicas.
“O Conseplan está discutindo temas muito relevantes para a gestão pública, e Minas Gerais tem exemplos muito positivos para oferecer para o restante do Brasil, como uma gestão orçamentária mais moderna e eficaz. Também temos no Governo um sistema de avaliação que vem nos ajudando a oferecer mais qualidade na prestação de serviço público para os mineiros”, disse. Marcel também citou o Automatiza.MG, os benefícios que a robotização de processos têm proporcionado ao Estado e como a transformação digital faz parte das metas do Governo.
"Contamos com a presença de especialistas internacionais, governos federal e estadual e gestores municipais para fazer um grande debate, uma grande troca de experiência, tendo como objetivo discutir planejamento público, governança orçamentária, construção de carteira de investimento de governos, planejamento estratégico e plano de longo prazo. Sem dúvida é um momento muito especial para buscar atender os anseios da população brasileira", afirmou o presidente do Conseplan, Fabrício Marques.
O presidente executivo da Fundação Dom Cabral, Antonio Batista da Silva Junior, completou. “Nosso objetivo com esse evento é discutir os grandes desafios da humanidade sob a perspectiva das políticas públicas e da governança colaborativa, que integra setor público, iniciativa privada e sociedade. São caminhos que podem gerar mais prosperidade para o Brasil e o mundo”.
Transformação Digital
As iniciativas e avanços do Governo de Minas na oferta de serviços digitais, simplificação, desburocratização, inclusão digital e automação de processos de trabalho foram compartilhadas pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Camila Neves, que liderou o painel Transformação Digital ao lado de autoridades e especialistas na área.
A secretária destacou o objetivo prioritário do Governo de Minas de facilitar a vida dos cidadãos, ampliando e simplificando o acesso aos serviços, e a importância de iniciativas como o projeto Automatiza.MG, implantado em 2024 no Executivo mineiro para otimizar o trabalho dos servidores públicos por meio da utilização de tendências de tecnologia e soluções de inteligência artificial.
As Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) e o Laboratório de Inovação do Governo de Minas (LAB.MG), entre outros, foram também assinaladas por Camila Neves como experiências mineiras exitosas no caminho da transformação digital.
“Nós temos um propósito muito forte de proporcionar cada vez mais serviços facilitados para os cidadãos. Quando falamos de transformação digital, é para que o cidadão possa resolver sua vida a qualquer momento de forma simples, seja entrando em um site ou aplicativo ou mesmo presencialmente, sem desperdiçar seu tempo com burocracias e deslocamentos. A transformação digital é o caminho, é a trilha que consegue fazer essa revolução”, afirmou a secretária.
O painel contou ainda com a presença do cônsul da Eslováquia, Renato Werner; o diretor-presidente do Centro de Liderança Pública (CLP), Tadeu Barros; e o CEO da Valid, Ilson Bressan.
Side Event G20
O Side Event G20 é organizado pelo grupo de trabalho T20, que faz parte do G20, e reúne think-tanks e centros de pesquisa dos países participantes e de outras nações convidadas. Cerca de 200 pessoas de todo o Brasil e de alguns países do G20 participaram do evento, que contou com vários painéis, debates e apresentações de casos sobre o desenvolvimento de políticas públicas mais eficientes e abrangentes.
A programação incluiu a palestra "Noble Leadership in the Emergent Reality”, com o professor estadunidense, Kenneth C. Bardach e o painel Planejamento Ambidestro, da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), com o professor da FDC, Humberto Martins, a cônsul da Itália, Nicoletta Gomiero, a secretária nacional de Planejamento do Ministério do Planejamento, Virginia de Ângelis e o presidente da Codemge, Sérgio Cabral. A jornalista Natuza Nery encerrou a primeira parte do evento com a palestra “Cenários políticos e econômicos em tempos de incerteza”.
Entre os painéis e palestras do Side Event G20, a “Neurociência e liderança para execução colaborativa” foi tema abordado pelo professor Javier Casademunt. O painel Transição Justa foi apresentado pela diretora da Instituição Fiscal Independente do Senado Federal (IFI), Vilma Pinto; o professor da FDC, Fábio Marques; diretora Executiva do Consórcio da Amazônia Legal, Vanessa Duarte; e o diretor Executivo da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), André Godoy.
O último painel do evento foi o Brasil e o Mundo, com o diplomata Almir Nascimento; o cônsul da Índia, João Carlos Amaral; e o diretor do Programa de Política Ambiental Global, Professor Sênior da Universidade de Genebra e Coordenador do Centro de Excelência em Cidades Sustentáveis da ONU, Alexandre Hedjazi.
Seminário do Conseplan
O Conseplan é composto pelos titulares das Secretarias de Planejamento dos Estados, Distrito Federal e dos órgãos correlatos. E tem como objetivo criar uma rede entre os técnicos estaduais, visando a troca de experiências, boas práticas e discussões sobre as temáticas relacionadas ao planejamento, orçamento e investimentos públicos. Seus encontros são realizados a cada trimestre.
Nesta sexta-feira (27/9), será realizado Seminário do Conseplan, integrando o Side Event G20 by FDC e Conseplan, que reunirá cerca de 150 participantes, entre secretários estaduais, representantes do Governo federal, especialistas e técnicos. O evento contará com discussões e workshops sobre planejamento, orçamento e investimentos públicos com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento dos estados brasileiros.