Sei!MG completa seis anos como ferramenta consolidada para redução de custos e otimização de processos do Governo de Minas

Reunião entre administradores do sistema, nesta semana, promoveu o compartilhamento de experiências e abordou iniciativas e metas estabelecidas pela gestão do sistema

O Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG), coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), está completando seis anos de implementação no Governo de Minas. A ferramenta utilizada para tramitação digital de documentos se consolidou como medida para redução de custos e otimização de processos no Estado, já ultrapassando a marca de 65 milhões de documentos em sua base de dados.

Ao todo, 75 órgãos e entidades estaduais estão inseridos no Sei!MG. São 110 mil usuários cadastrados, entre servidores do Governo de Minas e cerca de 200 mil usuários externos, como fornecedores e representantes de prefeituras.

“O sistema unificou a comunicação do Estado, sendo uma ferramenta fundamental para o teletrabalho e para a gestão de processos em meio eletrônico. Comemoramos esses seis anos com a implantação da versão 4.0, que além do aprimoramento das funcionalidades para uma melhor organização e gestão de prazos dos processos e blocos, também foi modernizada do ponto de vista tecnológico, apresentando mais estabilidade”, celebrou o subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz.

Segundo dados da subsecretaria, o armazenamento digital de documentos corresponde a uma economia de cerca de 65 mil caixas de arquivos ou 130 mil pastas tipo AZ, além de móveis, espaço físico e demais insumos, como grampos e clipes que seriam utilizados para o acondicionamento desses documentos em papel.

Experiência

foto: Seplag-MG
Foto: Seplag-MG

Na última terça-feira (8/8), administradores do Sei!MG de cerca de 30 órgãos estaduais se reuniram na Cidade Administrativa para compartilhar experiências e conhecimentos referentes ao sistema. O objetivo do encontro foi aproximar os administradores e traçar as metas e ações voltadas para a evolução do uso do sistema no Estado.

“Aproveitamos a ocasião para compartilhar as perspectivas da Seplag-MG quanto ao desenvolvimento da ferramenta para os próximos meses. Essa troca com quem utiliza o sistema no dia-a-dia é sempre rica e agrega para que os resultados sejam efetivos”, afirmou a diretora Central de Sistemas Corporativos de Planejamento, Orçamento e Administração, Fernanda Mendes

Versão 4.0

A versão 4.0 do Sei!MG, implementada no Governo de Minas em junho deste ano, trouxe melhorias e novidades que estão descritas na Cartilha Sei!MG 4.0

Além de facilitar a rotina do usuário, a nova versão do sistema garante mais segurança, pois, entre outras medidas, não permite mais a gravação de senhas, coibindo o risco de vazamento de dados e evitando que terceiros acessem o perfil.

A plataforma também ganhou um novo layout e mais possibilidades de gerenciamento, como opções de cores para marcadores, novos menus e filtros, melhor acessibilidade para dispositivos móveis, controle de prazos e processos, dentre outras. Agora, também é possível incluir comentários em processos e documentos.

Sei!MG

O sistema SEI foi criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Lançado pela Seplag-MG em agosto de 2017, o Sei!MG fez com que processos de compras, ofícios e memorandos, entre outros documentos, deixassem de ser impressos e passassem a ter tramitação exclusivamente digital. A medida trouxe economia com papel, impressão e materiais de escritório como pastas, carimbos e grampos.