Nova versão do Sei!MG beneficia 110 mil servidores estaduais

SEI

Sistema foi atualizado para a versão 4.0, garantindo mais agilidade e segurança na gestão de documentos públicos

Os servidores do Governo de Minas que utilizam o Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG) contam, desde o mês de junho, com melhorias e atualizações que possibilitam mais facilidade na produção, tramitação e gestão de documentos do Estado. O Sei!MG 4.0, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), beneficia 110 mil servidores estaduais que atuam em 75 órgãos e entidades, além de cerca de 200 mil usuários externos, como cidadãos que enviam solicitações diretamente às unidades governamentais e fornecedores que podem assinar contratos de forma eletrônica.

“Atualmente, a plataforma armazena cerca de 65 milhões de documentos em sua base, facilitando a rotina do usuário e assegurando mais agilidade, organização e segurança nos processos do Governo de Minas. As melhorias do sistema impactam positivamente a prestação de serviços aos cidadãos, uma vez que asseguram a celeridade e a transparência, proporcionando entregas mais ágeis e efetivas”, destaca o superintendente Central de Governança Eletrônica da Seplag-MG, Fabrício Salum.

Durante o processo de atualização do sistema, foram migrados quase 40 terabytes de dados para a nova plataforma. “A migração foi concluída no dia 12/6. Neste processo, foram 15 horas de backup dos dados, 35 horas de migração e mais um dia de testes e ajustes por parte da Seplag-MG e da Prodemge. Os testes foram realizados com êxito e o processo de migração foi 100% concluído”, contabiliza o gestor do sistema, Edimilson Leonardo de Oliveira.

Sobre o Sei!MG 4.0

A versão 4.0 do Sei!MG traz melhorias e novidades que estão descritas na Cartilha Sei!MG 4.0. Além de facilitar a rotina do usuário, a nova versão do sistema promove mais segurança, uma vez que, depois da atualização, o sistema não permite mais a gravação de senhas, por exemplo. O usuário deverá digitar a senha toda vez que logar no sistema, para coibir o risco de vazamento de dados e evitar que terceiros possam fazer login no perfil de acesso do usuário.

Outras funcionalidades também foram aprimoradas e os recursos operacionais de controle e de gerenciamento foram ampliados. A plataforma ganhou novo layout e mais possibilidades, como: múltiplas cores de marcadores, nova disposição do menu, disponibilização de mais filtros, maior acessibilidade para dispositivos móveis, controle de prazos e processos, permissão para mais um marcador em processo, com opção de cores, e memória de critérios de pesquisa, dentre outras. Também é possível incluir comentários no processo e no documento, inserindo informações necessárias ao trâmite e gerenciamento.

Tire suas dúvidas

Para ter mais informações e tirar dúvidas sobre a versão 4.0 do sistema, confira neste link um dos workshops promovidos pelo diretor Central de Governança de Tecnologia de Informação e Comunicação da Seplag-MG, Lucas de Carvalho Araújo, e pelo gestor do Sei!MG, Edimilson Leonardo de Oliveira. Caso ainda reste dúvida ao utilizar o sistema, o usuário deve entrar em contato com o suporte Sei!MG do órgão/entidade em que atua, ou pelo e-mail atendimentosei@planejamento.mg.gov.br.

O Sei!MG foi cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que recentemente firmou acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) do Governo Federal, no intuito de expandir e melhorar ainda mais o sistema.