Protocolo digital para serviços de habilitação do Detran-MG é ampliado para todo o estado

Conteúdo Principal
Submitted by 08965764696 on Sex, 10/03/2023 - 15:55
Publicado em: 10/03/2023 - 15:58
Protocolo digital Detran

Condutores e candidatos à habilitação dos 853 municípios de Minas Gerais já podem solicitar a transferência de prontuário de outro estado e a alteração de dados da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem sair de casa, por meio do site do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). O protocolo digital já estava disponível para a capital e Região Metropolitana desde outubro de 2022, e a ampliação para os demais municípios foi possível após parceria firmada entre o órgão de trânsito e a equipe de atendimento da UAI Virtual, vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG).

O diretor do Detran-MG, delegado Eurico da Cunha Neto, explica que o serviço do protocolo digital permite o trâmite de documentos totalmente on-line, evitando deslocamento até uma unidade de atendimento. “Estamos trabalhando para levar cada vez mais serviços digitais de forma inovadora e prática aos cidadãos, com a garantia de agilidade e segurança nesse novo modelo de atendimento”, afirma.

“Com foco na qualidade dos serviços prestados ao cidadão, a Seplag-MG, em parceria com órgãos e entidades estaduais, desenvolve novas tecnologias para melhorar o atendimento à população mineira. O protocolo digital permitirá que o cidadão realize diversos serviços da sua própria residência, evitando descolamentos e aumentando a eficiência do serviço prestado”, destaca Vitória Fantini Magalhães, que atua na Diretoria Central de Atendimento Eletrônico da Seplag-MG.

Protocolo digital

Para utilizar o novo serviço, basta fazer acessar o site www.detran.mg.gov.br, com usuário e senha do portal ou com o cadastro Gov.br, disponibilizado pelo governo federal.

Após acessar o sistema, o cidadão visualizará os serviços disponíveis no protocolo digital. Depois, basta clicar no serviço desejado, conferir as informações, anexar os documentos solicitados e enviar uma selfie de identificação, que garantirá ainda mais segurança ao protocolo digital. Além da transferência de prontuário, podem ser alterados o nome do solicitante, nomes dos pais e categoria do candidato. 

Após o requerimento, é necessário aguardar a análise da solicitação, que será realizada em até 72 horasem dias úteis. Todas as etapas até a conclusão do processo poderão ser acompanhadas por meio do site. Caso seja identificada alguma inconformidade nos dados e documentos enviados por meio do protocolo digital, o cidadão será informado para regularizar e anexar novamente ao processo, em até 30 dias.

O protocolo digital é mais uma opção para o cidadão. Os serviços continuarão sendo realizados por meio do atendimento presencial previamente agendado.