Projeto estratégico do Governo do Estado, Transforma Minas completa cinco anos levando mais eficiência ao serviço público

Conteúdo Principal
Submitted by 11748360671 on
Publicado em:
Transforma Minas

Coordenado pela Seplag-MG, programa alcança a marca de mais de 450 lideranças selecionadas por mérito e competência, com oportunidade de desenvolvimento continuado

 

Lideranças qualificadas, capazes e preparadas para enfrentar os desafios que são característicos da administração pública. Pioneiro por selecionar profissionais para o setor público com base em critérios de mérito, competência e alinhamento com as demandas da função a ser executada no âmbito do Estado, o programa Transforma Minas, projeto estratégico do governo mineiro, alocou nos quadros do Executivo estadual mais de 450 servidores com esse perfil, desde que foi lançado, em 19/3/2019.

Gerido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), o programa completa cinco anos nessa terça-feira (19/3) e é uma referência na área de gestão de pessoas, garantindo, além do processo seletivo diferenciado para o setor público, que os gestores e lideranças estejam aptos, engajados e em permanente desenvolvimento.

A iniciativa já promoveu, até agora, mais de 500 processos seletivos para 24 órgãos e entidades do Governo de Minas, na capital e no interior do estado. Junto com o trabalho de atração e seleção de profissionais, o programa conta com outras duas frentes: a de desenvolvimento e desempenho; e a de engajamento dos servidores.

A metodologia do Transforma Minas assegura a contratação dos profissionais mais qualificados, investindo na constante evolução e engajamento desses servidores, o que impacta positivamente e resulta em avanços, como os constatados nas políticas públicas estaduais nos últimos anos em diversas áreas, salienta a subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag-MG, Kênnya Kreppel.

“Buscamos selecionar profissionais que estejam preparados para ocupar os quadros de direção e chefia do governo e temos o objetivo de desenvolver e engajar esses líderes para os desafios diários, visando sempre prestar melhores serviços à população mineira. Assim, o Estado ganha com o alcance dos resultados esperados e os mineiros ganham com a entrega de serviços públicos de qualidade”, afirma.

Consolidado como referência em gestão de pessoas e desenvolvimento de lideranças, a experiência e os resultados do Transforma Minas já foram compartilhados, por exemplo, em reunião do Comitê de Especialistas em Administração Pública (Cepa), na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, nos Estados Unidos, no Congresso Internacional do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (Clad), na Bolívia, em 2022 e, em Cuba, em 2023, e com diversos Estados e municípios brasileiros interessados em replicar a metodologia.

Seleção e oportunidades

Tendo como base critérios de mérito e competência, o processo seletivo é estruturado em etapas, podendo contemplar análise curricular, teste de perfil, entrevista por competência, entrevista com especialista e entrevista final.

A busca é por profissionais com as melhores qualificações e maior aderência aos cargos disponíveis, sendo uma oportunidade para aqueles que querem ingressar no setor público e também para servidores que já atuam no Estado e almejam assumir postos de liderança.

Imagem
Igor Martins da Costa

É o caso de Igor Martins da Costa, servidor da carreira de auditoria interna há mais de dez anos. A partir do programa, ele foi selecionado para ocupar o cargo de auditor-geral da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG).

Antes de atuar na CGE-MG, Igor Costa trabalhava como controlador setorial da Seplag-MG. Em meados de 2023, ele ficou sabendo da vaga oferecida na Controladoria-Geral e resolveu se inscrever.

“O processo é uma oportunidade não só para quem está fora do Estado, mas também para nós, servidores de carreira. Eu já exercia uma função de gestor, mas vi a ampliação dessa oportunidade por meio do Transforma Minas, e me senti com potencial para ocupar um cargo de liderança”, conta.

Ele destaca que a seleção não foi apenas uma conquista profissional e o proporcionou a chance de humanizar os processos de trabalho. “Pude repensar meu papel no Estado, me envolver nos objetivos estratégicos institucionais do Governo e contribuir, na ponta, com a sociedade ao entregar os resultados da maneira com que eu também gostaria de recebê-los”.

Igor Costa participou de uma das 251 seleções promovidas pelo Transforma Minas, em 2023. As seleções são realizadas com base em um processo justo, aberto e inclusivo, por meio da divulgação pública de todas as oportunidades e etapas, além da possibilidade de participação de profissionais de todos os setores, desde servidores públicos até profissionais da iniciativa privada ou do terceiro setor.

Desenvolvimento e desempenho

Outra frente de atuação do Transforma Minas é a de desenvolvimento e desempenho, voltada para servidores que já fazem parte do Governo de Minas.

O Programa de Desempenho de Lideranças (PDL) é realizado em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP), com ações que buscam valorizar e desenvolver competências específicas para cargos de liderança.

Atualmente, participam da iniciativa subsecretários, superintendentes e lideranças regionais.

Em encontros de formação, os agentes públicos visitam temas como orientação para resultados e usuários, resiliência, influência e engajamento de pessoas, comunicação e compartilhamento de informações, liderança e comportamento inovador. Além disso, as entregas dos participantes são acompanhadas pela equipe do programa.

Em 2023, 323 lideranças foram capacitadas pelo PDL. Uma das integrantes da equipe foi Gabriele Sabrina da Silva, superintendente de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), Vigilância e Capacitação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). Servidora efetiva do Estado, ela está à frente da unidade desde 2019, e agora está participando do segundo ano de atividades do PDL.

“Participar do PDL foi muito importante para identificar possibilidades e necessidades de melhorias, do ponto de vista de gestão. Em um ano, tive já feedbacks positivos tanto da chefia quanto da equipe, ressaltando que o trabalho foi aprimorado. Hoje estou mais flexível aos processos institucionais, aprendi a lidar melhor também com a pressão que é inerente aos cargos de liderança”, comenta.

A relação com entidades da sociedade civil organizada e com os conselhos estaduais é um dos pontos em que Gabriele aplicou os conteúdos da capacitação e conseguiu importantes evoluções das tratativas.

“Nós, líderes, fazemos a ponte entre as prioridades de governo e as diretrizes da política pública. Assim, qualificando quem opera os serviços públicos para a população, nós qualificamos também a entrega na ponta”, destaca a superintendente de Assistência Social da Sedese.

Próximo passo: engajamento

O Transforma Minas lançou sua a última frente de trabalho em 2022, com o propósito de engajar líderes e equipes. Para isso, o programa realizou uma pesquisa com mais de 1,3 mil servidores e criou um projeto piloto de engajamento com lideranças da Subsecretaria de Gestão de Pessoas da Seplag-MG. O modelo começará a ser replicado em outras unidades do Governo de Minas Gerais a partir deste mês de março.

Em 2024, o programa concentrará esforços para ampliar a disponibilidade de vagas para novas lideranças nas iniciativas de desenvolvimento e alavancar as ações da frente de engajamento.

Parceria

Ao longo dos seus cinco anos de atuação, o programa contou com o apoio da então Aliança – atualmente Vamos – coalizão de organizações do terceiro setor, formada pela Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org.

A parceria incluiu, ainda, a atuação colaborativa da organização sem fins lucrativos Motriz, resultante da fusão, este ano, da Vetor Brasil e do Instituto Gesto.