Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Transforma Minas capacita superintendentes do Estado

Conteúdo Principal
Submitted by 08965764696 on
Publicado em:
pdl

Cerca de 50 gestores do Governo de Minas estão participando das atividades do PDL – Superintendentes, realizadas pela Seplag-MG em parceria com a FJP. Aula desta terça-feira (5/9) foi sobre gestão de pessoas e de equipes

O Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL) do Transforma Minas está capacitando cerca de 50 superintendentes que atuam no Governo de Minas, em 11 órgãos e entidades. A iniciativa da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP), está no Módulo III e promoveu uma aula para os gestores do terceiro nível hierárquico do Estado, nesta terça-feira (5/9), sobre gestão de pessoas e de equipes.

A aula foi conduzida pelo professor Gabriel Lara Rodrigues, servidor da Secretaria de Estado de Fazenda. Essa foi a segunda aula do Módulo III e, até o final do ano, estão previstas duas aulas do Módulo IV.

“Além de capacitar e desenvolver os líderes para atuarem de forma inovadora e estratégica em seus setores, os encontros promovidos permitem que os superintendentes sejam capazes de articular suas ações e trabalhar em rede para o alcance dos resultados estratégicos do Governo de Minas”, afirmou a assessora de Políticas para Lideranças da Seplag-MG, Luciana Custódio.

Desenvolvimento de lideranças

O Transforma Minas possui três programas estruturados, que buscam valorizar e desenvolver competências específicas para cargos de liderança dos servidores estaduais. São eles o PDL – Subsecretários, o PDL – Superintendentes e o PDL – Regionais. 

O PDL – Superintendentes foi iniciado em março de 2023 e tem como público-alvo os superintendentes e dirigentes de unidades equivalentes de 11 secretarias de Estado, selecionados por meio de processo seletivo. O objetivo da iniciativa é vincular o desenvolvimento dos superintendentes e/ou equivalentes ao desenvolvimento dos subsecretários, que já participam do PDL - Subsecretários desde 2019. 

O Programa, assim como o PDL – Subsecretários, é baseado em um sistema de gestão de desempenho e desenvolvimento, com ações estruturadas nesses dois eixos para desenvolver e acompanhar o desempenho das lideranças. 

No eixo desenvolvimento, as lideranças têm um processo de evolução em uma das competências gerenciais do Transforma Minas. Esse processo é sistematizado e acompanhado por meio do Portfólio de Desenvolvimento. Já o eixo desempenho conta com o Plano de Entregas, em que os participantes elencam as entregas que são mais prioritárias em sua área de atuação, com acompanhamento da execução e do atingimento dessas metas.  

Além da aula ministrada nesta terça, outras ações já foram promovidas pelo PDL – Superintendentes, como aulas sobre temáticas gerenciais, oficinais relacionadas às competências do Transforma Minas e momentos de compartilhamento de experiências e reflexões com subsecretários, chamados “Café com Mentoria”, entre outras.

Alguns dos temas abordados nos módulos anteriores foram "O papel do gestor na dinâmica institucional”, “Desdobrando e implementando a estratégia organizacional” "Comunicação e compartilhamento de informações”, “Gestão do tempo” e “Influência e engajamento de pessoas”.