Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Governo de Minas promove encontro de subsecretários

Conteúdo Principal
Submitted by 08965764696 on
Publicado em:
PDL

Evento teve abertura do governador; PDL faz parte do programa Transforma Minas, da Seplag-MG, e é realizado desde 2019 em parceria com a Fundação João Pinheiro

O Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL) do Governo de Minas reuniu, nesta terça-feira, (26/9), os subsecretários estaduais para mais uma etapa da formação dos líderes. O encontro aconteceu na Fundação João Pinheiro (FJP) e foi aberto com participação do governador Romeu Zema. O PDL faz parte do programa Transforma Minas, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG), e é realizado desde 2019 em parceria com a FJP.

Nesta etapa, o palestrante convidado foi o especialista em transformação de processos e serviços, fundador do Gov.lab, Pedro Lemos, que ministrou a palestra 'Espiral pública: como construir capacidades para implementar transformações com resultados concretos no setor público?'. Os subsecretários tiveram ainda a oportunidade de refletir sobre a construção de um plano de desenvolvimento individual de competências.

Parte do Transforma Minas, um dos principais projetos estratégicos do Governo do Estado na área de gestão de pessoas, o PDL visa desenvolver líderes para atuar de forma inovadora no setor público, com capacidade para articular ações e trabalhar em rede para o alcance de resultados. O programa é estruturado em atividades voltadas para a valorização e o desenvolvimento de competências específicas para cargos de liderança, como a orientação para resultados, o engajamento e a comunicação.

Destacando a relevância do aperfeiçoamento das lideranças por meio de instrumentos como o PDL, o governador Romeu Zema agradeceu o comprometimento e o interesse dos participantes. “Esse desenvolvimento é extremamente necessário. Aqui é um ambiente propício, em que as pessoas acabam tendo contato uma com as outras. Estar aprendendo, vendo as experiências dos outros, é muito enriquecedor. Então, para mim, é muita satisfação saber que pessoas chave do nosso governo estão aqui se desenvolvendo e com certeza levando aprimoramento para o Governo de Minas, com reflexo na vida de todos os mineiros”.

“Hoje, demos início a mais um ciclo do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL) para subsecretários. O programa, que teve início em 2019, tem como objetivo principal o desenvolvimento contínuo das lideranças, buscando a melhoria dos processos e da qualidade do serviço público mineiro. Neste ciclo, contaremos com mais de 60 participantes dedicados às políticas públicas do Estado de Minas Gerais que vão definir uma competência a ser trabalhada e desenvolvida buscando sempre seu aprimoramento e melhor condição para busca dos resultados”, explicou a subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag-MG, Kênnya Kreppel.

Em 2023, o PDL teve início no mês de abril com a inclusão de lideranças do 3° escalão (superintendentes) do governo do Estado. Neste segundo semestre, além dos subsecretários, será a vez de retomar também o desenvolvimento das lideranças regionais, que já formou 107 gestores de todo o Estado e, a partir de 2023, irá contemplar 209 lideranças regionais.

Transforma Minas

Coordenado pela Seplag MG, o Transforma Minas se consolidou como uma das principais políticas do Governo do Estado na área de gestão de pessoas. O programa já realizou mais de 480 processos seletivos para cargos estratégicos de liderança no governo estadual, entre subsecretários e diretores de diversos órgãos e instituições.