Conteúdo Principal

Minas Gerais oferece serviço de teleconsulta para usuários da PrEP na macro Norte

Submitted by 11292384662 on
Publicado em:
Seplag-MG

Projeto envolve região que reúne 83 municípios, com ações voltadas a pessoas mais vulneráveis

O Governo de Minas Gerais, por meio de ação conjunta que envolve a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), oferece o serviço de teleconsulta para usuários da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) nos 83 municípios que compõem a macrorregião de saúde Norte. A iniciativa visa ampliar o acesso à prevenção ao HIV, facilitando o acompanhamento de pessoas em situação de maior vulnerabilidade.

De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi, a ação marca um importante avanço para o cuidado em saúde sexual. 

“As pessoas ali da região Norte, notadamente o município de Montes Claros e toda sua região, têm a possibilidade de ser atendidas por teleconsultarealizada por profissional de saúde e do serviço de atenção especializada deste município. 

Com certeza, essa é uma ação que guiará e orientará aquelas pessoas que são usuárias do serviço de profilaxia pré-exposição para ter o acompanhamento na rede de saúde, para que tenham acesso aos medicamentos que serão dispensados e acompanhamento”, afirma Prosdocimi.

O serviço de teleconsulta é realizado semanalmente, sempre às sextas-feiras, por um profissional de saúde (farmacêutico), especializado no acompanhamento de pessoas em uso da PrEP. O projeto está em fase piloto na macrorregião Norte e poderá ser expandido para outras regiões, conforme avaliação.

A iniciativa também integra as ações de transformação digital dos serviços públicos em Minas Gerais. De acordo com o subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG), Rodrigo Diniz, o serviço demonstra como a tecnologia pode ser uma aliada da saúde pública. “Por meio de ferramentas digitais, conseguimos oferecer mais acesso, agilidade e conforto ao cidadão. A experiência com a PrEP na região Norte pode contribuir muito para futuras ações de saúde digital no Estado”, avalia.

Como acessar

Os interessados devem acessar o Portal do Cidadão pelo link www.mg.gov.br/cidadao, clicar em “Atendimentos e consultas” e depois em “Realizar Teleconsulta de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP)”, ou diretamente pelo link do serviço(https://www.mg.gov.br/cidadao/20187-saude-4).

Para solicitar a teleconsulta, o usuário precisa preencher um formulário no endereço servicos.saude.mg.gov.br com as seguintes informações:

·  Nome completo

·  Data de nascimento

·  CPF

·  E-mail (para envio da prescrição)

·  Idade

·  Peso

·  Município de residência

·  Indicação se já utiliza a PrEP

Após o envio do formulário, o solicitante receberá por e-mail um link para agendar a teleconsulta, escolhendo o melhor dia e horário. No momento da consulta, é necessário apresentar documento de identidade com foto e resultado de teste de HIV negativo realizado até sete dias antes da data do atendimento.

O que é a PrEP?

A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) consiste no uso diário de medicamentos antirretrovirais (ARV), disponíveis gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que reduzem significativamente o risco de infecção pelo HIV. A estratégia é indicada para pessoas com maior exposição ao vírus e deve ser iniciada somente após avaliação de um profissional de saúde. São critérios básicos para acesso à PrEP, entre outros, ter 15 anos ou mais; peso igual ou superior a 35 kg; estar em situação de maior vulnerabilidade ao HIV; apresentar teste de HIV negativo com no máximo 7 dias de antecedência.

“O processo busca garantir que o paciente tenha todas as informações necessárias para um uso seguro e adequado”, reforça Prosdocimi.

A lista completa de serviços que oferecem a PrEPem Minas Gerais está disponível em: www.saude.mg.gov.br/aids

Garantia de sigilo

Todas as informações dos usuários são tratadas com total sigilo, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e o atendimento é feito por profissionais capacitados, com acolhimento individualizado e humanizado.

Financiamento

A iniciativa foi financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com a intermediação da Secretaria de Estado de Casa Civil, como parte das ações de modernização e digitalização dos serviços públicos em Minas Gerais.