Governo de Minas firma parceria para adoção de estratégias de logística e compras de baixo carbono

O Governo de Minas celebrou, nesta sexta-feira (4/7), um Acordo de Cooperação Técnica para desenvolver e implementar uma estratégia de compras públicas de baixo carbono no âmbito estadual. A iniciativa da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG) faz parte do Plano Estadual de Ação Climática (PLAC) e foi firmada com o Instituto Jataí.
A parceria auxiliará no alinhamento das contratações governamentais aos compromissos ambientais do PLAC. O Plano é coordenado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e busca alcançar a neutralidade de emissões líquidas de gases de efeito estufa no território estadual até 2050, conforme compromisso da campanha Race to Zero.
Sugestão de fala para o governador - OLHO “O nosso Estado tem priorizado essas ações. Somos um Governo comprometido com a sustentabilidade e com a preservação do meio ambiente, conciliando com crescimento econômico, transição energética e investimentos sustentáveis. Uma prova disso é que fomos o primeiro Estado da América Latina a aderir à campanha global Race to Zero, formalizada em 2021 com o Governo do Reino Unido, para alcançar emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050”, afirmou o governador Romeu Zema.
OLHO A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten, destacou o papel da Seplag-MG, como área meio, na disseminação da política de sustentabilidade entre os órgãos estaduais. “Desde abril de 2025, passamos a responder por ações específicas, no âmbito do PLAC, relacionadas à eficiência energética, ao uso de fontes renováveis de energia e à formulação de critérios para compras públicas de baixo carbono”, ressaltou.
Acordo
A assinatura do acordo foi celebrada em um seminário na Cidade Administrativa. Além de autoridades da Seplag-MG, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad-MG) e do Instituto Jataí, o evento também contou com representantes de todos os órgãos que atuam na área de logística e compras.
OLHO “Estamos propondo uma nova perspectiva para as compras públicas e para a gestão de logística governamental de Minas, com foco no meio ambiente e na redução da emissão de gases de efeito estufa. O acordo começa com um diagnóstico que vai avaliar nossas possibilidades de introjetar inovações que permitam uma emissão próxima do zero. Minas tem aproximadamente R$ 3 bilhões de compras públicas anuais, é a segunda maior despesa do Estado. Então temos a oportunidade de impactar de modo muito decisivo”, destacou o secretário-adjunto de Planejamento e Gestão, Rodrigo Matias.
A iniciativa tem apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS), uma organização filantrópica que apoia o enfrentamento das mudanças climáticas no Brasil, utilizando um conjunto diversificado de estratégias e ferramentas. A previsão é que o Acordo de Cooperação Técnica tenha duração de 18 meses, contando com as seguintes etapas:
PLAC
O PLAC é o que define as diretrizes e ações estratégicas do Governo de Minas para o enfrentamento das mudanças climáticas para os próximos anos. O projeto conta com parcerias de organizações não governamentais globais, como Disclosure Insight Action (CDP) e Local Governments for Sustainability (ICLEI), e instituições de ensino como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade de São Paulo (USP).
O Plano é composto por ações prioritárias e colaboração de redução, adaptação, justiça climática e inovação, com lideranças das secretarias estaduais em pequenas ações específicas. As propostas envolvem todas as temáticas necessárias para uma ação climática ampla e integrada, como iniciativas nas áreas de: energia, transporte, resíduos, indústria, biodiversidade e ecossistemas, segurança hídrica, segurança alimentar e nutricional, gestão de risco de desastres, entre diversos outros.
Planejamento e Sustentabilidade
Algumas ações do PLAC fazem parte da Frente Logística Governamental e são de responsabilidade da Seplag-MG. Elas foram lançadas durante o evento de hoje e dentre elas se destacam:
Por meio da Subsecretaria de Logística e Patrimônio, a Seplag-MG tem conduzido o Projeto Energia Verde, voltado a aquisição de energia elétrica proveniente de fontes renováveis, ao monitoramento do consumo energético e a implementação de medidas de eficiência de consumo e gestão da energia nas edificações públicas.
Outras iniciativas da secretária que estão em andamento ou em fase de planejamento e alinhadas ao PLAC incluem:

