
Mudança visa reduzir custos e melhorar processos de compra no Estado, padronizando fluxos e assegurando qualidade de produtos e serviços. Evento será transmitido ao vivo
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) promove, no dia 3/5, um bate-papo sobre a ampliação da centralização das compras públicas em Minas Gerais. O evento será transmitido ao vivo, às 10h30, no canal youtube.com/@mgseplag. No debate, será abordado como está sendo realizada a expansão, conforme previsto no Decreto nº. 48.798/2024.
A ampliação será implementada de forma gradual e em fases. O objetivo é fazer compras em grande escala, para atender, ao mesmo tempo, diversos órgãos e entidades estaduais sediados em Belo Horizonte. O processamento das aquisições de produtos e serviços será feito de forma centralizada na Subsecretaria de Compras Públicas da Seplag-MG.
A mudança busca reduzir custos dos bens e serviços, padronizar processos, melhorar o tempo de execução das compras, entre outros benefícios, ampliando, assim, a eficiência nas contratações e contribuindo para uma melhor entrega para a população. Além de concentrar em um só setor o trabalho, liberando os servidores de outras pastas para se dedicarem a outras atividades.
A inspiração do novo processo de compras vem da prestação de serviços federal ColaboraGov, que é o Centro de Serviços Compartilhados do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). Mas em Minas, ao contrário da iniciativa da União, o foco é apenas no processamento das compras públicas.
A implementação da ampliação da centralização das compras está prevista na reforma administrativa, promovida em abril de 2023 no Estado de Minas Gerais, por meio da Lei nº 24.313/2023. Essa unificação das compras também cumpre a Lei de Licitações e Contratos Administrativos, Lei nº 14.133/2021.
Serviço
Bate-papo: ampliação da centralização das compras públicas
Data: 3/5 (sexta-feira)
Horário: 10h30
Transmissão: canal do YouTube da Seplag-MG