Governo de Minas conclui ciclo 2023 do Programa de Desenvolvimento de Lideranças

Conteúdo Principal
Submitted by 10803307632 on
Publicado em:
Crédito da imagem: Conseplan

Conexão PDL celebrou a trajetória do programa e o engajamento na administração pública estadual
 

O Governo de Minas encerrou, nesta terça-feira (12/12), mais um ciclo do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL), que buscou aperfeiçoar as competências de 325 gestores do Estado ao longo de 2023. 

A iniciativa é da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio do programa Transforma Minas, em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP). 

O encerramento do ciclo foi celebrado no evento Conexão PDL, que contou com a participação do governador Romeu Zema, da secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, e do presidente da Fundação João Pinheiro, Helger Marra, além de todo o público alvo do PDL e respectivas chefias. 

O evento teve como objetivo fortalecer os laços entre os líderes governamentais e assinalar as conquistas alcançadas neste ano. 

O governador Romeu Zema destacou a importância de as chefias trabalharem em sintonia com os servidores para que os serviços públicos sejam entregues com qualidade e eficiência. 

“Durante mais de 30 anos, o que eu mais fiz foi estar cara a cara com quem trabalhava comigo. O contato visual faz com que a transmissão de conhecimento aconteça com mais fluidez. Essa consciência faz com que o Estado tenha uma gestão consistente e é isso que estamos fazendo”, disse. 

Habilidades 

O PDL é dividido em três programas, sendo um voltado para 61 subsecretários do Governo de Minas, um para 55 superintendentes ou equivalentes e outro para 209 lideranças regionais selecionadas pelo Transforma Minas. 

O programa visa aprimorar as habilidades de gestão e liderança dos gestores e promover o alinhamento estratégico para as demandas da sociedade. 

“É muito bom ver lideranças de diferentes órgãos se integrando para trazer mais qualidade na prestação dos serviços públicos. O Transforma Minas é um programa referência em desenvolvimento de profissionais", afirmou a secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Luísa Barreto. 

A secretária reforçou ainda a importância de ter a consciência de que desenvolver lideranças é fundamental para alcançar segurança e confiança na prestação dos serviços públicos. " Aperfeiçoar competências necessárias para que o gestor gerencie suas equipes garante resultados efetivos”, afirmou a secretária de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Luísa Barreto. 

Desenvolvimento de lideranças

Ao longo de 2023, foram promovidas, pelo PDL, 60 horas de encontros voltados para o desenvolvimento de competências de lideranças. 

Papel do Gestor, Implementação de Estratégias Organizacionais, Gestão de Pessoas e Equipes, Inovação e Tecnologia Gerencial, Avaliação de Políticas Públicas, entre outros, foram alguns dos módulos trabalhados. 

Os encontros também permitiram que as lideranças compartilhassem aprendizados nas competências escolhidas para desenvolver. 

O presidente da FJP, Helger Marra, destacou a parceria junto à Seplag-MG para o engajamento nas entregas de resultados. 

“Esse evento é uma oportunidade de novas conexões. Estabelecer relações de confiança muda o dia a dia no trabalho e produzir esses processos é uma demonstração de engajamento do Governo de Minas junto aos servidores e aos cidadãos do estado”, pontuou. 

O evento também contou com uma palestra sobre como estabelecer e fortalecer relações de confiança, engajamento e trabalho em rede em prol de melhores resultados, ministrada pela coordenadora-geral no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Marizaura Camões. 

Consolidação 

O PDL foi lançado em novembro de 2019 como parte do programa Transforma Minas, um dos principais projetos estratégicos do Governo do Estado na área de gestão de pessoas. 

O programa é estruturado em atividades voltadas para a valorização e o desenvolvimento de competências específicas para cargos de liderança, como a orientação para resultados, o engajamento e a comunicação, sendo configurado de acordo com as especificidades de cada público. São utilizadas diferentes estratégias metodológicas para promover a articulação em rede dessas lideranças. 

O ciclo de 2023 teve início em abril com a inclusão dos superintendentes. No segundo semestre, além dos subsecretários, o projeto retomou o desenvolvimento das lideranças regionais, com a posse de 188 gestores selecionados por meio do Transforma Minas no mês de outubro.