Seplag-MG inicia processo para criação de Política de Gestão de Riscos

Conteúdo Principal
Submitted by 09507003630 on
Publicado em:

Iniciativa busca desenvolver e implementar metodologias de gerenciamento de riscos corporativos e controles internos

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) deu início ao processo de implementação da Política de Gestão de Riscos da pasta. O Grupo de Trabalho (GT), instituído pela Resolução Conjunta Seplag/CGE nº 10.540/2022, se reuniu pela primeira vez na última sexta-feira (29/4) e já começou a desenhar a condução do trabalho.   

Uma Política de Gestão de Riscos tem por fim desenvolver, disseminar e implementar metodologias de gerenciamento de riscos corporativos e controles internos, visando apoiar melhorias contínuas nos processos organizacionais, projetos e iniciativas estratégicas da organização. A medida contribui para o alcance dos objetivos estratégicos traçados e para o cumprimento do propósito institucional.

“A Seplag-MG tem áreas completamente heterogêneas no que se refere à composição e forma de trabalho e é fundamental que cada gestor participe ativamente dessa iniciativa para que possamos avançar na Gestão do Conhecimento relacionado à Gestão de Riscos. Vamos deixar o conhecimento como memória institucional, um legado vivo, uma política de Estado”, ressaltou a chefe de Gabinete da Seplag-MG, Sílvia Listgarten.

Alguns exemplos de riscos que a Política busca minimizar são operacionais, como descontinuidade de algum serviço de atendimento direto ao cidadão ou ao servidor, orçamentários e financeiros, como situação de calamidade ou crise, imagem institucional, entre outros.

O controlador Setorial da Seplag-MG, Igor Costa, também destacou a importância da temática e da criação do Grupo de Trabalho “Estamos dando um passo muito importante ao implementar a Política de Gestão de Riscos na nossa secretaria. As políticas que construímos na Seplag-MG são muito significativas e contribuem para a efetividade da governança corporativa. Assim como nós, outras secretarias também possuem essa iniciativa no Plano de Integridade e é muito positivo saber que o Governo de Minas está caminhando nesse tema. Esperamos construir uma Política bem efetiva que, de fato, alie controles internos, integridade e compliance”.

De acordo com Igor Costa, as diretrizes da Política serão norteadoras do trabalho cotidiano no âmbito da secretaria, para minimizar impactos e ter uma resposta efetiva aos riscos. “A Gestão de riscos é um processo contínuo de mudança de cultura: não é criar mais burocracia, mas trazer organização, controle e priorização de demandas, concentrando ações no que é prioridade”, completou.

Grupo de Trabalho

O GT Política de Gestão de Riscos conta com o apoio do Gabinete e com um representante de cada área da Seplag-MG, para que a Política seja abrangente e integradora.

Segundo a Resolução que trata do tema, a CGE contribuirá com orientações técnicas e supervisão do andamento dos trabalhos. Além disso, poderão ser convidados novos integrantes para subsidiar tecnicamente a discussão e a elaboração dos trabalhos do Grupo.