Seplag-MG abre inscrições para capacitações gratuitas do programa EAD Capacitar 

Conteúdo Principal
Submitted by 09507003630 on
Publicado em:

Os cursos estão disponíveis para os agentes públicos que atuam em todos os órgãos e entidades estaduais

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) deu início à temporada de capacitação e conhecimento de 2022, voltada para todos os servidores estaduais. O programa EAD Capacitar, da Diretoria Central de Gestão do Desempenho e Desenvolvimento (DCGDD), reúne diversas capacitações à distância para o primeiro semestre, uma oportunidade para os servidores de Minas Gerais ampliarem o conhecimento e investirem na própria carreira. As capacitações são gratuitas e contam com emissão de certificado após a conclusão. 

Todos os agentes públicos de qualquer órgão e entidade do Estado podem se inscrever nas oportunidades ofertadas por meio da plataforma. Ela foi criada em 2020 e, até então, contabiliza 14 cursos, um tutorial e cinco Trilhas de Aprendizagem em temáticas de Compras Públicas. Em 2020, foram 4.187 participantes certificados e, em 2021, foram emitidos 5.120 certificados nos cursos do EAD Capacitar. 

Os cursos e as Trilhas de Aprendizagem são construídos para capacitação e evolução dos servidores públicos nas respectivas áreas de atuação ou nas áreas de interesse. Eles são desenvolvidos pela DCGDD em parceria com especialistas das áreas centrais das subsecretarias da Seplag-MG, como o Centro de Serviços Compartilhados, a Subsecretaria de Governança Eletrônica e Serviços e o LAB.mg, e também com outros órgãos, como a Controladoria-Geral do Estado, a Ouvidoria-Geral do Estado, entre outros. 

Para realizar um dos cursos livres oferecidos gratuitamente, os agentes públicos devem acessar a plataforma moodle, se cadastrar e fazer a inscrição. Os cursos ficarão disponíveis para a autoinscrição e início imediato dos estudos somente durante o chamado “período para realização do curso”, não havendo um período prévio de inscrições.  

Confira, abaixo, o cronograma e os cursos disponíveis:

 Período para   realização do curso

 

 Cursos disponíveis

 

 14/03 a 19/04

 

 Gestão de processos

 

 Screen Recorder

 

 Programação R

 

 Assédio Moral: Módulo Servidor

 

 05/05 a 10/06

 

 Assédio Moral - Módulo Comissão de Conciliação

 

 Assédio Moral: Módulo Gestor

 

 Python

 

 Programa de Preparação para a Aposentadoria

 

 26/06 a 01/08

 

 Comunicação e Feedback

 

 Ética e Regime Disciplinar

 

 Assédio Moral: Módulo Comissão de Conciliação

 

 Qgis

 

O cadastro e autoinscrição nos cursos disponíveis serão realizados pelo próprio agente público na plataforma do ambiente virtual de aprendizagem. Saiba mais em clicando aqui. Logo após realizar a autoinscrição no curso, o agente público já pode iniciar os estudos. 

Confira as ementas dos cursos disponíveis clicando aqui. Acesse também o Youtube da DCGDD e fique por dentro dos eventos e ações de desenvolvimento de competências e capacitação!