Capacitar EaD: novo curso disponível de forma gratuita para servidores

Conteúdo Principal
Submitted by 11748360671 on
Publicado em:
mulher acessando o computador

Programa de ensino a distância da Seplag-MG oferece curso de Aprendizagem Autodirigida, além de outras oportunidades de capacitação

O Programa Capacitar EaD, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), lança mais uma oportunidade de aperfeiçoamento e autodesenvolvimento para os servidores do Governo de Minas. Trata-se do curso de Aprendizagem Autodirigida, um roteiro sobre como criar o próprio caminho de aprendizagem, promovido pela Diretoria Central de Gestão do Desempenho e Desenvolvimento (DCGDD).

O curso é voltado para servidores, líderes de equipe e profissionais de recursos humanos que desejam se desenvolver e aprender ferramentas para fomentar o ambiente de desenvolvimento e aprendizagem nas suas unidades, órgãos e entidades.

“Em um mundo em que as mudanças estão cada vez mais rápidas e o volume de informações disponíveis cada vez maior, o curso vai ajudar o aluno, de forma assertiva, a trilhar seu próprio caminho no terreno da autoeducação. Ele é ideal para quem está vivendo um processo de exploração em qualquer área, ou desejando iniciar uma”, explica a diretora-Central de Gestão do Desempenho e Desenvolvimento da Seplag-MG, Luciana Assunção.

O Capacitar EaD oferece, além desse, outros cursos livres em diversas áreas como governo digital, gestão de processos, ética e regime disciplinar, enfrentamento à prática de assédio moral no trabalho, preparação para aposentadoria, linguagem de programação, dentre outras. Todos os cursos são gratuitos e disponibilizados na plataforma virtual de aprendizagem (Moodle) da Seplag-MG, que permite aos usuários interagir com o conteúdo do curso, professores e outros estudantes.

O cadastro e a inscrição nas oportunidades disponíveis são realizados pelo próprio interessado. Logo após realizar a inscrição, o aluno já pode iniciar os estudos. Mais informações estão disponíveis clicando aqui.

Cursos disponíveis no Capacitar EaD

●     Aprendizagem Autodirigida

●     Estudo Técnico Preliminar em compras públicas (ETP)

●     Comunicação e Feedback em Tempos de Teletrabalho

●     Elaboração de mapas temáticos: Qgis básico

●     Ética e regime disciplinar

●     Formação de conteudista para cursos virtuais

●     Formação e atualização de pregoeiros

●     Governo Digital

●     Gestão de processos

●     Screen Recorder

●     Introdução a Linguagem de Programação Python

●     Linguagem de Programação R

●     Preparação para aposentadoria - PPA - módulo servidores

●  Prevenção e enfrentamento à prática de assédio moral no trabalho - módulo comissão

●  Prevenção e enfrentamento à prática de assédio moral no trabalho - módulo gestor

●  Prevenção e enfrentamento à prática de assédio moral no trabalho - módulo servidor

●     Mapeamento de Atribuição por Produto (MAP)

●     Noções básicas de Avaliação de Desempenho

●     Plataforma +Brasil - Atos Preparatórios, Execução e Prestação de Contas

 Trilhas disponíveis

●     Lideranças de Equipes

●     Compras Públicas

  Capacitar EaD

O Programa Capacitar EaD é coordenado pela Diretoria Central de Gestão do Desempenho e Desenvolvimento (DCGDD) da Seplag-MG para a oferta de cursos, treinamentos e trilhas de aprendizagem a distância. O objetivo é alinhar conteúdos e assuntos técnicos relacionados às práticas e aos processos de trabalho dos servidores, promovendo a interação das áreas centrais com as unidades setoriais executoras. 

Para atingir esse objetivo, a DCGDD estabelece parcerias com unidades centrais da Seplag-MG e de outros órgãos no âmbito de suas respectivas competências, para implementar ações de capacitação e desenvolvimento. O programa Capacitar EaD também proporciona a valorização dos talentos internos, com disseminação de seus conhecimentos e expertise nas diversas áreas.  

O Ensino a Distância (EaD) é a modalidade de ensino que utiliza tecnologia para levar o conteúdo até o aluno, permitindo que ele estude de forma flexível, onde e quando quiser, desde que tenha acesso à internet. O EaD fomenta a autonomia, a responsabilidade, a organização pessoal e o aprendizado autodirigido.

No caso do Capacitar EaD da Seplag-MG, os cursos e as trilhas de aprendizagem são disponibilizados no Moodle (ead.planejamento.mg.gov.br), uma plataforma virtual de aprendizagem.

Cursos para todos

Para saber mais sobre parcerias para cursos e certificações pelo Capacitar EaD ou para solicitar acesso aos cursos para pessoas externas ao Poder Executivo Estadual de Minas Gerais, é necessário enviar um e-mail para capacitacao@planejamento.mg.gov.br.

Para conferir as ementas dos cursos disponíveis, clique neste link.