Conteúdo Principal

Representantes de Minas Gerais apresentam projeto de Gestão do Conhecimento em Brasília

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

Estado é pioneiro, dentre os governos estaduais, na elaboração de um plano geral que busca incrementar e valorizar o capital intelectual

Esta semana, representantes da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e das polícias Civil e Militar de Minas Gerais apresentaram, em Brasília, sua experiência no Seminário Ipea: Casos reais de implantação do modelo de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública Brasileira. As apresentações aconteceram na sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), instituição responsável pela elaboração de uma metodologia de gestão do conhecimento que está sendo implantada no Governo de Minas em caráter pioneiro – este é o primeiro estado brasileiro a adotar a iniciativa.

Outros órgãos, como os Correios e Telégrafos, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a Fundação Oswaldo Cruz também levaram sua experiência a público. Em sua essência, a gestão do conhecimento permite agregar valor aos serviços públicos ou privados mediante a formalização de meios e práticas focadas na valorização e incremento do capital intelectual e das práticas de trabalho.

Em Minas Gerais, sob a coordenação da Assessoria de Gestão da Informação (AGI), da Seplag, foi elaborado um Plano Estadual de Gestão do Conhecimento, que será a diretriz do planejamento setorial de cada secretaria, processo que está em andamento em todos os órgãos do Estado, para por em prática os conceitos da gestão do conhecimento. Os planos das polícias Civil e Militar, que são os modelos piloto da iniciativa, já estão prontos e sua implantação deve começar em 2014.

A assessora chefe da AGI, Margarida Maria Souto Fantoni, que representou Minas Gerais no seminário do Ipea, explica que várias outras iniciativas já estão em andamento no estado. Uma característica da nossa política é incorporar ações que já estão acontecendo e serão customizadas ou ajustadas, segundo os princípios da gestão do conhecimento, naturalmente acrescentando-as a novas atividades complementares, comenta.

Em 2014, vamos desenvolver uma série de ações sob a orientação do Ipea. Teremos grandes novidades nesta área para o setor público em Minas Gerais, adianta Margarida. O delegado da Polícia Civil de Minas Gerais, Renato de Alcino Vieira, e o capital da Polícia Militar, Marco Aurélio Zancanela do Carmo, levaram a experiência de suas respectivas instituições a Brasília.

Política Estadual

Em 2012, a Seplag lançou a Política Estadual da Gestão do Conhecimento e a cartilha Gestão do Conhecimento: quem compartilha aprende. A iniciativa instituiu o Comitê Executivo da Política Estadual de Gestão do Conhecimento, responsável pela formulação de políticas, diretrizes e articulação das ações nas secretarias e órgãos do Executivo.

O êxito da iniciativa dependerá do engajamento de todos os servidores. O conhecimento é um insumo para nossas vidas. Ele diminui o retrabalho e pode estar em uma rotina de trabalho, por exemplo, ressalta a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena.

/