Fórum e Comitê do Rio Doce apresentam ações do Governo

Conteúdo Principal
Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) realizou na terça e quarta-feiras desta semana, 8 e 9 de outubro, em Ipatinga (MG), reuniões com os integrantes do Fórum e Comitê regionais do Rio Doce.

No encontro com os integrantes do Fórum o Governo de Minas apresentou as ações que estão sendo implementadas para atender a demandas da região, entre elas a implantação de uma unidade da Jucemg - Minas Fácil em maio deste ano em Coronel Fabriciano, com o objetivo de ampliar a capacidade de prestação de serviços públicos na região.

Outra ação é o atendimento a 106 escolas do Rio Doce com repasses para a aquisição de mobiliário, mais 51 repasses para obras de melhoria da estrutura e três novas escolas construídas nos municípios de Antônio Dias e Belo Oriente. Os técnicos da Seplag também informaram que foi emitida em março deste ano a ordem de início da obra para a implantação do hospital regional em Governador Valadares, levando à sociedade informações sobre o monitoramento da obra, cuja conclusão está prevista para setembro de 2015, atendendo a toda a região.

Esta foi a quinta reunião do Fórum do Rio Doce, que conta com a participação de gestores do Governo de Minas com atuação na região e, também, de representantes da sociedade civil.

Gestão regionalizada

A reunião do Comitê Regional do Rio Doce - formado basicamente por gestores dos órgãos e entidades do Governo de Minas na região - ampliou os debates em relação à gestão regionalizada, que tem como uma das suas premissas a realização de ações conjuntas por estes órgãos. A proposta é aprofundar as discussões sobre como ampliar os trabalhos em parceria pelos agentes dos diversos órgãos e entidades do Executivo estadual instalados no Rio Doce. Para isso, os gestores irão mapear as potencialidades dos órgãos governamentais para trabalhos em parceria, a partir de estratégias integradas.

Nesse sentido, uma primeira ação já discutida durante o encontro foi a necessidade de identificação dos principais focos de incêndio na região, informação que irá subsidiar ações em parceria de prevenção a crimes ambientais, que envolverão o Corpo de Bombeiros, as Polícias Civil e Militar, a Emater-MG e as secretarias de Estado de Educação e de Meio Ambiente.

O Fórum e o Comitê regionais do Rio Doce constituem duas instâncias do Governança em Rede, iniciativa do Governo de Minas que tem por objetivo integrar e otimizar as ações dos diversos órgãos e entidades do Executivo Estadual, de forma a melhorar a prestação de serviços à população. Atualmente estão em funcionamento10 comitês regionais que abrangem todo o território mineiro e dois fóruns instalados nas regiões Norte e Rio Doce.

‘Os dois fóruns e os 10 comitês regionais em funcionamento constituem instâncias importantes para o diálogo entre a população e o Executivo Estadual, na medida em que contribuem para aproximar as ações requeridas pelos cidadãos das medidas de desenvolvimento planejadas pelo Governo de Minas para as diversas áreas", argumenta o diretor Central de Coordenação da Ação Governamental da Seplag, Leonardo Carvalho Ladeira.