Projeto da Utramig está entre as melhores iniciativas do país de inovação social

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Projeto da Utramig está entre as melhores iniciativas do país de inovação social

Programa Mulheres Mil será apresentado durante o Fórum de Inovação Social no Setor Público, marcado para o dia 22 de junho, em São Paulo

 

A Fundação de Educação para o Trabalho (Utramig) vai apresentar no III Connected Smart Cities, dentro da programação do Fórum de Inovação Social (FIS), a experiência de sucesso do Programa Mulheres Mil, que integra geração de renda e política para mulheres vulneráveis. O programa foi escolhido como um case de inovação que contribui para o aprimoramento da implementação de políticas públicas ofertadas aos cidadãos com impacto direto comprovado em áreas estratégicas como educação, saúde, ambiente, habitação, inclusão social, empregabilidade, empreendedorismo e geração de renda.

O Programa Mulheres Mil foi implantado em vários municípios mineiros pela Utramig. O programa consiste de cursos de qualificação dirigidos a esse público, que neste ano atingiu a marca de 600 vagas ofertadas exclusivamente para mulheres vulneráveis. A apresentação no FIS acontece no dia 22 de junho, na cidade de São Paulo.

 

Fórum de Inovação Social

O FIS tem o objetivo de dar visibilidade a iniciativas inovadoras desenvolvidas no setor público. Promovido pela PonteAponte Empreendedorismo Social e pela Sator Eventos, une poder público, empresas, universidades e sociedade civil para um debate acerca das soluções mais prementes aos desafios do Brasil de hoje. A PonteAponte é especializada em ativar projetos inovadores com alto impacto social, de forma intersetorial, com o objetivo de contribuir para a ampliação do impacto e de como tornar possível a replicação do sucesso das iniciativas em outras localidades.

 

Connected Smart Cities

O III Connected Smart Cities é um dos maiores eventos de cidades inteligentes do país e será realizado nos próximos dias 21 e 22, na capital paulista. O encontro une empresas de serviços e tecnologia de ponta, especialistas, prefeituras e pessoas engajadas com a otimização das cidades do Brasil, buscando inspiração em soluções implantadas nas mais inteligentes cidades do mundo e trazendo novas ideias.

 

O programa 

O Programa Mulheres Mil é uma modalidade do Pronatec, executada pela Utramig, e tem por objetivo possibilitar o acesso, com exclusividade, de mulheres historicamente em situação de pobreza e vulnerabilidade à educação profissional e tecnológica. O perfil do público atendido começa a partir de 16 anos com as seguintes vulnerabilidades: pobres, vítimas de violência, chefes de família e com baixa escolaridade.

Os cursos têm carga horária que varia entre 160 e 220 horas e todos contam com um módulo específico, no qual se ensina a técnica laboral, bem como um módulo voltado para o debate de gênero, com temas que incluem saúde da mulher, direitos da mulher, empreendedorismo, cooperativismo e economia solidária.