Secretário de Planejamento se reúne com Colegiado Executivo no Território Mata

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

 Secretário de Planejamento se reúne com Colegiado Executivo no Território Mata

Colegiado Executivo do Território Mata participou de reunião durante mais etapa dos Fóruns Regionais de Governo em Juiz de Fora, no dia 8. Os membros eleitos tiveram a oportunidade de ver um relatório completo com as entregas realizadas pelo Governo de Minas Gerais no território e conversar com os secretários de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, do Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais, Wadson Ribeiro, de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo, e do secretário-adjunto de Governo, Francisco Moreira. 

Magalhães destacou a disposição do Governo de dialogar com a população de todo o Estado. “Percebemos, ainda durante a campanha eleitoral, que havia uma dificuldade muito grande de acesso aos membros do governo e procuramos, desde o primeiro dia, mudar este conceito, fazendo questão de não transformar os fóruns em mais uma burocracia”, afirmou. Nas primeiras etapas dos Fóruns foram recebidos todos os problemas e necessidades dos mineiros, mais de 12 mil em todo o Estado. “Não fazíamos ideia ainda do tamanho do rombo financeiro do Estado, por isso várias demandas ainda não puderam ser atendidas, mas todo o esforço das secretarias está em se adaptar para realizar aquilo que faz diferença na vida do cidadão”, disse o secretário, acrescentando que até mesmo o Plano Plurianual de Ações Governamentais (PPAG) foi totalmente pensado levando-se em conta as demandas dos fóruns. 

Wadson Ribeiro, secretário de Estado do Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais, destacou o avanço que os Fóruns representam na forma de diálogo entre os cidadãos e o Estado. “É muito importante mostrarmos todo o trabalho já desenvolvido, especialmente nas áreas de custeio e gestão que impactam diretamente a vida de cada mineiro”. 

O secretário-executivo do Território Mata, Labernet Ribeiro, comemorou o sucesso do encontro em Juiz de Fora. “É muito importante recebermos o governador Fernando Pimentel e vários secretários, isso mostra a força da nossa região para o Governo do Estado”, disse, acrescentando a alegria em receber mais de 2500 pessoas no Expominas durante o evento. 

Helvécio Magalhães também falou aos membros do colegiado sobre o esforço do Governo em atrair empresas para o Território Mata, que sempre se foi um forte polo industrial do Estado, salientando que já há conversas do Comitê de Desenvolvimento com diversas empresas, principalmente do Rio de Janeiro, para se transferirem para a região. A Universidade Federal de Viçosa (UFV) realizou um estudo para detectar deficiências e necessidades do Território Mata, que já estão sendo sanados. Em Visconde do Rio Branco, o Estado doou um terreno para implantação do polo industrial. 

 

Entregas

Os membros do Colegiado Executivo receberam material que lista as entregas realizadas no Território. Um dos destaques, que mereceu citação inclusive do governador Fernando Pimentel, foi a entrega de 94 ônibus escolares para atender 64 municípios. Ainda na área de educação, R$ 24,17 milhões foram repassados para a manutenção do transporte escolar, 56 escolas foram reformadas ou ampliadas e 266 escolas – ou 95% - já têm acesso à internet. 

Na apresentação feita pelo subsecretário de gestão da Estratégia Governamental, Otávio Martins Maia, também foram apresentados números da Saúde, como a entrega de 31 ambulâncias básicas e oito UTIs móveis. Na segurança, foram 142 viaturas para a Polícia Militar, nove para o Corpo de Bombeiros e 14 para a Polícia Civil. Também houve ampliação de 396 vagas no sistema prisional com o Estado assumindo as cadeias nos municípios de Além Paraíba, Andrelândia, Bicas, Divino, Eugenópolis, Matias Barbosa e Rio Pomba e 178 vagas foram criadas com a ampliação da Penitenciária José Edson Cavalieri em Juiz de Fora.