Governo acerta acordo que põe fim à greve na Unimontes
Em reunião realizada no dia 24 de maio, na Cidade Administrativa, o Governo de Minas Gerais firmou o acordo da proposta que atende às reivindicações dos servidores da Universidade Estadual de Montes Claros. O acordo, que prevê o reajuste na tabela de vencimento básico nas carreiras de Auxiliar Administrativo Universitário, Técnico Universitário, Técnico Universitário da Saúde, Analista Universitário e Analista Universitário da Saúde pôs fim à greve que se estendia desde o dia 2 de maio.
Representando o Governo do Estado, participaram da reunião a superintendente de Política de Recursos Humanos da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Walleska Moreira Santos, e o subsecretário de Ensino Superior da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectes), Márcio Rosa Portes.
Pontos do acordo:
1. As tabelas de vencimento básico das carreiras de Auxiliar Administrativo Universitário, Técnico Universitário, Técnico Universitário da Saúde, Analista Universitário, e Analista Universitário da Saúde serão reajustadas, superadas as vedações e restrições legais impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, considerando a incorporação da Gratificação Complementar (hoje paga em percentuais diferenciados entre Analistas, Auxiliares e Técnicos), e também a incorporação do Abono de R$ 190,00.
2. A proposta do reajuste no vencimento básico, a partir das incorporações supramencionadas, será feita de forma escalonada, de acordo com a disponibilidade de recursos para o cumprimento do impacto.
3. A implementação do acordo se dará da forma escalonada abaixo:
1ª parcela - Incorporação do Abono de R$190,00 ao VB, no mês subseqüente à publicação da Lei.
2ª parcela - Reajuste na tabela equivalente a 50% do valor da Gratificação Complementar, 4 (quatro) meses após o cumprimento da 1ª parcela.
3ª parcela - Reajuste na tabela equivalente ao restante do valor da Gratificação Complementar – 4 (quatro) meses após o cumprimento da 2ª parcela.