Polícia Militar inicia plano setorial da Gestão do Conhecimento
A Polícia Militar de Minas Gerais participou do 1º Workshop para Implementação da Gestão do Conhecimento (GC) na Administração Pública Brasileira, nesta quarta e quinta-feira (15 e 16/5). A atividade, coordenada pela Assessoria de Gestão da Informação (AGI) da Seplag, teve o objetivo de repassar a metodologia da GC para a PMMG, de forma a subsidiar a elaboração do Plano Estratégico Setorial de Gestão do Conhecimento da corporação.
A metodologia adotada pelo Governo de Minas para a implantação da Política Estadual de Gestão do Conhecimento, instituída pela resolução Seplag 55, de 27 de julho de 2012, foi desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Fábio Ferreira Batista, pesquisador do Ipea que ministrou o workshop de 12 horas/aula, apresentou o modelo e os métodos a serem utilizados no plano setorial da PM. Espero que vocês estejam empolgados para colocarem em prática as metodologias da Gestão do Conhecimento. Vamos ver as noções e os prazos para o desenvolvimento, além de detalhar como será o processo, explicou Batista.
Ele apresentou o livro Modelo de gestão de conhecimento para a administração pública brasileira: como implementar a gestão do conhecimento para produzir resultados em benefício do cidadão, de autoria do pesquisador do Ipea.
O trabalho é resultado de estudos feitos em 2011 pelo pesquisador durante pós-doutorado em Gestão do Conhecimento realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A obra compreende um manual, que segundo o autor, é genérico, concebido de maneira a orientar todas as organizações governamentais – diretas e indiretas dos níveis federal, estatuais e municipais – para a execução da gestão do conhecimento.
Capitão Zancanela, responsável pela implantação do plano setorial de GC na PM, falou sobre as expectativas com a realização do trabalho. O plano ajudará a promover a socialização do conhecimento dentro da corporação. Além disso, esperamos alcançar a melhoria dos processos e que os serviços ofertados pela instituição venham atender aos anseios da comunidade mineira, finalizou.
Histórico
A gestão do conhecimento é instrumento fundamental para as organizações, sejam elas públicas ou privadas, e traz como benefícios a redução dos custos e tempo de produção e desenvolvimento de produtos, melhoria de processos internos e tomada de decisões mais rápidas e eficientes.
O livro Modelo de gestão de conhecimento para a administração pública brasileira: como implementar a gestão do conhecimento para produzir resultados em benefício do cidadão, de Fábio Ferreira Batista pode ser acessado, gratuitamente, por meio deste link