Conteúdo Principal

Governo de Minas lança calendário cultural e de lazer para servidores da Cidade Administrativa

Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

O governador Antonio Anastasia lançou, nesta segunda-feira (2), no Auditório JK, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, o Calendário Sociocultural da Cidade Administrativa que, a partir desta semana, oferecerá entretenimento, cultura e atividades esportivas aos todos os servidores e prestadores de serviço. Ao lado da secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, o governador destacou que a Cidade Administrativa se tornará um espaço ativo com participação dos servidores em atividades de cultura e lazer. A iniciativa conta com a parceria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas).

Cada vez mais vamos aprofundando as questões relativas ao nosso dia a dia, na Cidade Administrativa. Agora, através dessa parceria com a Federação do Comércio e depois com diversas outras instituições, teremos vários eventos para transformar essa cidade. Por termos uma cidade, ela se desdobra em diversas ações, inclusive de qualificação, lazer, cultura. Cada vez mais vamos fazendo com que a Cidade Administrativa se torne um organismo vivo, pleno, como aconteceu com Brasília. Queremos, certamente, uma cidade cada vez mais viva, mais feliz e animada, com a participação de todos os servidores, disse Anastasia.

O calendário prevê atividades ao longo de todo ano, com programação especial na semana de lançamento, entre os dias 2 e 6 de maio. Os servidores terão a chance de assistir a espetáculos musicais, de dança, circenses, além de participar de sessões de ginástica e de tai chi chuan. Além de revelar talento entre os servidores, o calendário estimulará a utilização de espaços como os térreos dos prédios Minas e Gerais, Praça Cívica, Vão Livre do Palácio Tiradentes e entrada do Centro de Convivência e o Auditório JK.

Desde a inauguração da Cidade Administrativa, há pouco mais de um ano, esses espaços já vem sendo utilizados, de forma espontânea, para apresentações artísticas de servidores e ações de comunicação de programas de governo. A Cidade Administrativa já conta com 14.500 servidores. Cerca de 80% dos órgãos e entidades já estão instalados no complexo.

Melhor ambiente de trabalho

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, apresentou a programação e convocou os servidores a participarem das atividades. Segundo ela, as atividades proporcionarão ambiente de trabalho mais agradável. Entendemos que a partir do momento em que tenhamos essa agenda de relaxamento, com um pouco de diversão, poderemos criar um ambiente de trabalho ainda melhor. E para que o calendário funcione é importante que todos participem. Teremos atividades muito dinâmicas, no sentindo de tornar a Cidade Administrativa mais viva, como disse o governador, explicou.

A abertura da programação do Calendário Sociocultural da Cidade Administrativa contou com a apresentação do Grupo Corpo Cidadão, formado por integrantes do aclamado Grupo Corpo. Entre outras atrações previstas estão a apresentação do Grupo de Choro do Palácio das Artes; Coral Lírico de Minas Gerais, da Fundação Clóvis Salgado; Coral Cidade em Canto, formado por servidores estaduais; espetáculo teatral do Valores de Minas e Oficina de Circo do programa Fica Vivo!.

Sugestões dos servidores

Durante a solenidade, a secretária Renata Vilhena e o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas), Lázaro Luiz Gonzaga, assinaram convênio de parceria entre o Governo de Minas e a Fecomércio. A entidade participará da montagem do calendário, realizando oficinas, palestras e cursos de interesse dos servidores nas áreas de arte e lazer.

Também será criado comitê, integrado por representantes das diversas secretarias e da Intendência, órgão gestor da Cidade Administrativa. O comitê será responsável pela elaboração do Calendário Sociocultural. Será criado ainda o Fórum de Ideias da Cidade Administrativa, um espaço aberto a novas propostas culturais e, ao mesmo tempo, à discussão de propostas para melhorar a rotina administrativa dos servidores.

Estamos criando um espaço aberto para que possamos receber as propostas culturais e discutir sugestões dos servidores para a rotina da Cidade. Criaremos ainda a seleção de Pratas da Casa, ou seja, conheceremos os servidores que tenham algum potencial artístico, seja para cantar, dançar, ou tocar algum instrumento para que possam fazer apresentações a todos, com realização de concursos e votações, disse Renata Vilhena.