Governo de Minas inicia capacitação de servidores em gestão de riscos
Cerca de 90% dos gestores públicos do mundo acham que a gestão de riscos é essencial, mas 63% querem melhorar sua relação com os riscos estratégicos em projetos, revelou uma das mais recentes pesquisas sobre o tema, realizada pelo instituto Ipsos Mori. O Governo de Minas sai na frente no país e vai capacitar servidores para a identificar e gerenciar problemas que possam ameaçar os projetos do Estado.
O tema será discutido durante o 3º Fórum de Planejamento e Gestão, na próxima terça-feira (24), no Auditório JK, da Cidade Administrativa Tancredo Neves. Coordenado pela Subsecretaria de Gestão da Estratégia Governamental (SUGES), da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), o evento terá como palestrante o especialista na área e professor da Fundação Dom Cabral, Roberto Luís Capuruço Gattoni. Mestre em Ciência da Informação e PMP (sigla em inglês para a certificação de gerente profissional de projetos), Gattoni também é autor do livro Gestão do Conhecimento aplicada à Prática da Gerência de Projetos e co-autor em mais duas obras com temas relacionados.
A gestão de risco é um conjunto de processos que permite identificar, qualificar e planejar medidas para evitar problemas. Todo projeto está sujeito a problemas. Alguns podem ser evitados e outros apenas gerenciados para ter o impacto reduzido. Essa gestão é essencial nos setores privado e público, embora muitos governos no mundo ainda não invistam na capacitação de seus profissionais, explica o especialista.
Gattoni explica que, em alguns aspectos, o setor público gerencia com muita eficiência os riscos, ainda que não tenha noção de que está fazendo isso. A elaboração de um edital de licitação é um trabalho apurado de gestão de riscos, exemplifica. De acordo com ele, a partir do edital, a maioria dos órgãos públicos de todo o mundo não gerencia possíveis erros na execução dos serviços contratados.
O especialista lembra que o Governo de Minas tem uma relação mais próxima com práticas de gestão de riscos por causa dos processos adotados a partir do Choque de Gestão, iniciado em 2003.
A partir do fórum, na próxima terça-feira, a ideia é intensificar as práticas do gerenciamento de riscos no Estado. Após o evento, a SUGES divulgará o cronograma de treinamento das primeiras equipes.
Fórum
O Fórum de Planejamento e Gestão é uma iniciativa das três Subsecretarias da SEPLAG - de Gestão da Estratégia Governamental, de Planejamento, Orçamento e Qualidade do Gasto e de Gestão de Pessoas. Ele foi criado com o objetivo de integrar e aproximar ainda mais as áreas de finanças, gestão estratégica e recursos humanos do Governo de Minas no momento em que o Estado inicia a terceira fase do Choque de Gestão.