
Os alunos do 5º período do curso de Administração Pública da Fundação João Pinheiro (FJP) analisaram os canais eletrônicos de atendimento ao cidadão como trabalho da disciplina de Sistemas de Informação e Governo Eletrônico. Foram analisados o Portal MG, o aplicativo para smartphones MGApp, o atendimento telefônico realizado pelo 155 e os terminais de autoatendimento instalados nas UAIs. Também foram objeto do estudo os canais de atendimento da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).
“O objetivo é nos trazer outro olhar sobre os nossos canais de atendimento para que possamos fazer mudanças e implementar melhorias”, explicou o Superintendente Central de Governança Eletrônica da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Rodrigo Diniz.
O professor da disciplina, Leonardo Barbosa de Moraes explicou que a análise dos estudantes foi do ponto de vista dos usuários. “Metodologias de avaliação específicas podem ser aplicadas pelos próprios órgãos, a nossa ideia era mostrar erros e acertos na visão de quem usa”, diz o professor. Os alunos usaram os canais como se fossem usuários, para testar a eficácia, tempo de atendimento, verificar não só os pontos fracos, como possíveis novos serviços que entendem que poderiam ser incluídos.
Representantes da Seplag e da PBH foram convidados para a apresentação dos resultados. Eles registraram as observações e se comprometam a analisar a viabilidade de implantação das sugestões.