Estudos da FJP darão suporte para o agronegócio

Conteúdo Principal
Submitted by Anônimo (não verificado) on
Publicado em:

Estudos e dados da FJP darão suporte a ações do Governo para desenvolvimento do agronegócio

Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Fundação João Pinheiro e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento ajuda a balizar políticas públicas voltadas para o segmento em Minas Gerais

 

Estudos, pesquisas, intercâmbio de informações, construção de metodologias, aprimoramento técnico de profissionais e realização de eventos voltados para o agronegócio em Minas Gerais.

Essas são as principais atividades propostas em um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado nesta quarta-feira (14/3) pelo presidente da Fundação João Pinheiro (FJP), Roberto Nascimento, e pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leitão.

A assinatura do acordo permitirá que a Fundação João Pinheiro disponilibilize indicadores relevantes e mais tempestivos sobre o agronegócio, os quais irão ampliar o conhecimento da produção econômica local e apoiar a elaboração de políticas públicas.

“Tenho certeza de que estamos dando um passo muito importante para o estado. Eu vejo um resultado já acontecendo e tenho muito orgulho de estarmos conseguindo consolidar essa parceria para fortalecer essa visão estratégica da agricultura, da gente começar a pensar mais e agregar valor ao setor”, afirma o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão.

O primeiro projeto desta parceria já está em andamento na Diretoria de Estatística e Informações da FJP e trata de estudos para a proposição metodológica e cálculo das projeções mensais dos preços de referência do leite em Minas Gerais. Esse indicador dará suporte ao planejamento da produção e à comercialização do produto no estado.

“É uma satisfação colocar toda a expertise da Fundação João Pinheiro a serviço do estado de Minas Gerais. Essa interlocução é importante por possibilitar atender às demandas da secretaria, fazendo isto de forma mais participativa entre as instituições”, observa o pelo presidente da Fundação João Pinheiro (FJP), Roberto Nascimento.

Também já foram estabelecidos entendimentos para que os pesquisadores da FJP passem a desenvolver uma metodologia para o cálculo do Valor de Produção (VP) do Agronegócio de Minas Gerais. O indicador deverá abranger a evolução dos complexos produtivos da agropecuária e as atividades industriais e de serviços correlatas, permitindo o acompanhamento conjuntural do setor, que tem importância destacada em Minas Gerais.

Com periodicidade trimestral, as estimativas do VP do Agronegócio de MG serão disponibilizadas em versão preliminar com defasagem de cinco meses em relação ao trimestre de referência. Os resultados serão revistos a cada nova divulgação dos dados definitivos das Contas Regionais do Brasil pelo IBGE.