Editora Uemg está com edital aberto para publicação de livros

Submitted by Anônimo (não verificado) on

Editora Uemg está com edital aberto para publicação de livros

Até 15 de abril, novos projetos acadêmicos podem ser recebidos pela instituição de ensino superior do Estado de Minas Gerais

De que valem os conhecimentos acadêmicos, científicos e descobertas se a sociedade, a quem e por quem esses estudos são destinados e feitos, não tiver acesso ao material? É com essa preocupação que a editora da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) lançou o Edital de Apoio à Publicação de Livros. Hoje, a instituição de educação superior já colhe os frutos da iniciativa, que nasceu com o intuito de divulgar a sua produção científica.

O edital de 2018 já foi publicado e abre prazo para submissão de novas propostas até o dia 15 de abril; É direcionado, exclusivamente, a docentes ativos da universidade e a alunos que concluíram um dos mestrados da instituição há até dois anos.

Kelly da Silva, que ocupa cargo na direção da Uemg e é também professora da instituição há 7 anos, já lançou duas publicações pela editora: Programa Institucional de Ações Afirmativas (coautoria) e Tecer e Entretecer a Vida: Sexualidade, Gênero e Diferenças em Formação Docente, ambas no edital de 2017. A docente, que faz doutorado na Universidade Federal de Juiz de Fora, se juntou a mais doutorandos do país para elaborar e publicar seus estudos.

“Saber que conseguimos organizar um livro com vários autores refletindo essas temáticas tão contemporâneas, ainda com a certeza de que esse material será pulverizado em tantas outras instituições de ensino, é gratificante e animador. Essa iniciativa enriquece a discussão e auxilia na procura por soluções de curto e longo prazos para questões da atualidade”, vislumbra a professora.

Editora Uemg

Iniciativas como esta já resultaram, em edital anterior, na produção de 18 novos títulos, com 300 exemplares cada, perfazendo um total de 3,6 mil exemplares. As obras - produzidas por professores e alunos da Uemg - giraram em torno de linhas de pesquisa dos programas de pós-graduação, dissertações de mestrado, projetos de pesquisa e extensão universitária, e apoio ao ensino de graduação e pós-graduação.

Entre os temas, destacam-se educação, questões sobre sexualidade e relações étnico-raciais, gestão pública, economia criativa, design, cultura, artes plásticas, entre outros. O trabalho da Editora Uemg tem o apoio da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (Fadecit).

Clique para acessar o edital e os livros que foram publicados pela editora da Uemg.