
Até 15 de abril, novos projetos acadêmicos podem ser recebidos pela instituição de ensino superior do Estado de Minas Gerais
De que valem os conhecimentos acadêmicos, científicos e descobertas se a sociedade, a quem e por quem esses estudos são destinados e feitos, não tiver acesso ao material? É com essa preocupação que a editora da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) lançou o Edital de Apoio à Publicação de Livros. Hoje, a instituição de educação superior já colhe os frutos da iniciativa, que nasceu com o intuito de divulgar a sua produção científica.
O edital de 2018 já foi publicado e abre prazo para submissão de novas propostas até o dia 15 de abril; É direcionado, exclusivamente, a docentes ativos da universidade e a alunos que concluíram um dos mestrados da instituição há até dois anos.
Kelly da Silva, que ocupa cargo na direção da Uemg e é também professora da instituição há 7 anos, já lançou duas publicações pela editora: Programa Institucional de Ações Afirmativas (coautoria) e Tecer e Entretecer a Vida: Sexualidade, Gênero e Diferenças em Formação Docente, ambas no edital de 2017. A docente, que faz doutorado na Universidade Federal de Juiz de Fora, se juntou a mais doutorandos do país para elaborar e publicar seus estudos.
“Saber que conseguimos organizar um livro com vários autores refletindo essas temáticas tão contemporâneas, ainda com a certeza de que esse material será pulverizado em tantas outras instituições de ensino, é gratificante e animador. Essa iniciativa enriquece a discussão e auxilia na procura por soluções de curto e longo prazos para questões da atualidade”, vislumbra a professora.
Editora Uemg
Iniciativas como esta já resultaram, em edital anterior, na produção de 18 novos títulos, com 300 exemplares cada, perfazendo um total de 3,6 mil exemplares. As obras - produzidas por professores e alunos da Uemg - giraram em torno de linhas de pesquisa dos programas de pós-graduação, dissertações de mestrado, projetos de pesquisa e extensão universitária, e apoio ao ensino de graduação e pós-graduação.
Entre os temas, destacam-se educação, questões sobre sexualidade e relações étnico-raciais, gestão pública, economia criativa, design, cultura, artes plásticas, entre outros. O trabalho da Editora Uemg tem o apoio da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (Fadecit).
Clique para acessar o edital e os livros que foram publicados pela editora da Uemg.