Abertura de processo para solicitação de medicamentos da Farmácia de Minas de BH agora será na UAI Praça Sete

Farmácia de Minas

Mudança ocorre a partir do dia 8/5 e vai reduzir o tempo de espera dos cerca de 200 novos usuários por dia e ampliar capacidade de atendimento; serviço deve ser agendado nos canais oficiais do Governo de Minas

A partir de 8/5, a abertura do processo para solicitação de medicamentos da Farmácia de Minas para moradores dos municípios de abrangência da Unidade Regional de Saúde de Belo Horizonte passará a ser feita exclusivamente na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Praça Sete, localizada no centro da capital mineira. O atendimento na UAI será agendado nos canais oficiais do Governo de Minas – Portal MG e aplicativo MG App.

A medida vai facilitar o acesso dos cidadãos ao serviço nesta primeira etapa do processo, que é primordial para garantia do fornecimento dos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, a relação de medicamentos fornecidos pelo Ceaf conta com 165 itens para tratamento, em sua maioria, de condições de saúde crônicas ou de uso prolongado.

A Unidade da Farmácia de Minas de Belo Horizonte atende, diariamente, cerca de dois mil usuários residentes nos municípios de abrangência da Regional de Saúde. Desse total, 10% referem-se a abertura de processo para solicitação de medicamentos, ou seja, cerca de 200 pessoas por dia buscam o serviço para abrir um novo processo. São esses novos usuários que agora devem agendar o serviço na UAI Praça Sete.

É importante destacar que os demais serviços oferecidos pela Farmácia de Minas de Belo Horizonte, como a dispensação de medicamentos, a inclusão de novos documentos e o agendamento de retorno permanecem inalterados e seguem sendo realizados normalmente na sede do bairro Carlos Prates. Também não haverá qualquer alteração na rotina dos usuários das demais unidades da Farmácia de Minas das Regionais de Saúde do interior de Minas Gerais.

Com a migração do serviço de abertura do processo para a UAI Praça Sete, a expectativa é que seja reduzido o tempo de espera para o atendimento e ampliada a capacidade da Farmácia de Minas na entrega dos medicamentos. A medida integra também o objetivo do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), de melhorar o acesso da população aos serviços públicos, disponibilizando cada vez mais serviços nas UAIs, com atendimento ágil e de qualidade.

Até abril de 2023, já foram abertos, no âmbito da Farmácia de Minas de Belo Horizonte, 8.299 protocolos de solicitação de medicamentos, uma média 2.075 por mês. Em todo o ano de 2021, foram feitas 19.450 solicitações, uma média mensal de 1.621. Em 2022, foram 21.243 pedidos, uma média de 1.770 novos processos ao mês.

Passo a passo para a abertura do processo:

O usuário deverá agendar dia e horário para seu atendimento no Portal Cidadão ou aplicativo MG App  e comparecer, conforme agendamento, na UAI Praça Sete, para entregar os documentos devidamente preenchidos.

Com o protocolo de abertura de processo em mãos, fornecido durante o atendimento, o usuário poderá acompanhar sua situação pelo Portal Cidadão ou aplicativo MG App.

O prazo para deferimento é de até 45 dias e, assim que a solicitação for deferida, o usuário deverá conferir a disponibilidade do medicamento para ser retirado na Farmácia de Minas de Belo Horizonte.

A relação completa dos documentos necessários para cada condição de saúde está disponível no site da SES-MG.

Observação: Os usuários que já retiram seus medicamentos na Farmácia de Minas de Belo Horizonte e que precisem incluir documentos no seu processo poderão fazê-lo no momento da retirada os remédios, ou seja, as atividades referentes à análise de processos, o monitoramento de tratamento, a inclusão ou troca de medicamentos para solicitações deferidas e a renovação da continuidade de tratamento continuarão a ser realizadas pela Farmácia de Minas ou pela Diretoria de Medicamentos Especializados (DMESP) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Cidadãos contemplados com a alteração no novo serviço na UAI Praça Sete:

A mudança na abertura do processo de solicitação de medicamentos vai contemplar os usuários dos 39 municípios de abrangência da Unidade Regional de Saúde de Belo Horizonte, que são: Belo Horizonte, Belo Vale, Betim, Bonfim, Brumadinho, Caeté, Confins, Contagem, Crucilândia, Esmeraldas, Florestal, Ibirité, Igarapé, Itabirito, Jaboticatubas, Juatuba, Lagoa Santa, Mariana, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Moeda, Nova Lima, Nova União, Ouro Preto, Pedro Leopoldo, Piedade dos Gerais, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santa Luzia, Santana do Riacho, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Sarzedo, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.

Cerca de 54% das solicitações mensais de medicamentos são referentes a usuários residentes em Belo Horizonte. Contagem, Betim e Ribeirão das Neves somam outros 20% dos atendimentos e os demais municípios da Regional de Saúde respondem pelos 26% restantes.

No interior do estado, o serviço de solicitação de abertura de processo permanece sendo prestado nas unidades regionais da Farmácia de Minas.

Solicitar medicamentos especializados - Informações e agendamento neste link .

UAI Praça Sete:

Av. Amazonas, 478, Centro - Belo Horizonte, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Consultar neste link disponibilidade em estoque de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf)

Retirar medicamentos do Ceaf na Farmácia de Minas de Belo Horizonte:

Av. Nossa Senhora de Fátima, 2.777, bairro Carlos Prates, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.