Solicitar Medicamentos Especializados
O que é
O serviço permite ao cidadão pertencente à Regional de Saúde de Belo Horizonte agendar o atendimento no Núcleo de Assistência Farmacêutica de Belo Horizonte (NAF/BH) para solicitar medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF).
O Componente Especializado é uma estratégia de acesso a medicamentos no âmbito do SUS, caracterizado pela busca da garantia da integralidade do tratamento medicamentoso, em nível ambulatorial, cujas linhas de cuidado estão definidas em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas publicados pelo Ministério da Saúde.
Quem pode utilizar este serviço?
Todos os cidadãos mineiros que estejam incluídos nos protocolos clínicos definidos pelo Ministério da Saúde. Para verificar, acesse o site:
Para verificar, acesse o site da SES/MG
http://saude.mg.gov.br/obtermedicamentosceaf
Ou entre no site do Ministério da Saúde
Órgão responsável
Etapas para realização deste serviço
Para solicitar o medicamento, o paciente ou responsável deverá providenciar toda a documentação e exames exigidos, de acordo com a doença.
Documentação
Os formulários por doença estão disponíveis no site da SES/MG, na “Relação de documentos e exames para solicitação de medicamentos”.
Canais de Prestação
Web
O agendamento eletrônico está disponível somente para os cidadãos que residem nos municípios pertencentes à Regional de Saúde de Belo Horizonte. Para as outras regionais, o atendimento é presencial.
Consulte aqui se o seu município pertence à Regional de Saúde de Belo Horizonte.
O Sr (a) deverá realizar o agendamento eletrônico. O agendamento poderá ser feito nesse portal (Portal MG) ou pelo aplicativo MG App em "agendamento de serviços", no serviço "solicitação de medicamento especializado".
ATENÇÃO: Para solicitar medicamentos para as doenças relacionadas abaixo não é necessário agendamento prévio:
• Anemia na Insuficiência Renal Crônica
• Dor Crônica
• Esclerose Lateral Amiotrófica-ELA (Doença do Neurônio Motor)
• Fenilcetonúria
• Fibrose Cística
• Hipoparatireoidismo pós-procedimento
• Transplantes
• Alfaepoetina e Filgrastim para Hepatite C Crônica
Documentação
- Dados Pessoais (Nome, Data de Nascimento, Telefone);
- Número do Cadastro de Pessoa Física;
- E-mail.
De posse de todos os exames e documentos necessários, devidamente preenchidos, o Sr (a) deverá comparecer na Farmácia da Regional de Saúde de Belo Horizonte, na data e horário agendados, para solicitar o(s) medicamento(s).
Consulte, na área de arquivos anexos dessa página, a qual Regional de Saúde seu município pertence.
*Pacientes residentes nos municípios de Manhumirim e Montes Claros, deverão procurar a Farmácia Integrada de seu município.
Documentação
Os formulários por doença estão disponíveis no site da SES/MG, na “Relação de documentos e exames para solicitação de medicamentos”.
Canais de Prestação
Presencial
Farmácia da Regional de Saúde. Consulte o arquivo "Endereço das Farmácias das Regionais e Farmácias Integradas".
Acompanhe a situação da análise de sua solicitação após realizá-la.
Para realizar a consulta pelo MG App, realize as seguintes etapas:
- Faça o download do aplicativo (links presentes na área de Canais de Prestação da etapa, abaixo);
- Faça o cadastro para criar login e senha (é necessário e-mail e CPF);
- Para verificar a situação da solicitação de medicamento(s) do CEAF no MG app
1º Passo: acessar o aplicativo MG app no seu celular e realizar o login.
2º Passo: acessar o ícone “menu” e selecionar a opção “saúde”.
3º Passo: após acessar a opção “saúde”, você deve selecionar a opção “Consulta Solicitação Medicamento”.
4º Passo: você pode realizar a consulta utilizado o CPF ou o CNS (cartão nacional de saúde) e a data de nascimento do paciente, e clicar em “Buscar”.
5º Passo: o aplicativo irá listar todas as solicitações do paciente, portanto, você deve selecionar a solicitação desejada, assim o aplicativo trará as principais informações sobre a solicitação.
6º Passo: para verificar a situação da solicitação por medicamento, basta selecionar o medicamento desejado.
- Disponibilidade do medicamento no estoque da farmácia.
1º Passo: caso a solicitação do paciente esteja deferida, para consultar a disponibilidade do medicamento, basta acessar o medicamento (6º Passo) e selecionar o campo “Disponibilidade” no lado superior direito da tela.
Canais de Prestação
Celular
Quanto tempo leva?
A SES-MG estima um prazo médio de 30 dias para avaliação de sua solicitação.