turismo_diamantina_-_passadico_-_foto_acervo_setur-mg_-_assessoria_de_comunicacao_8.jpg

Turismo

Conteúdo Principal
Atualizado em: 

A singularidade de Minas Gerais – que se traduz em seu valioso patrimônio cultural e histórico, sua natureza exuberante, na gastronomia rica e diversa, na segurança que o Estado oferece ao turista e na hospitalidade do povo mineiro – pode ser conhecida e experienciada pelo viajante em todo o território do estado. 

Desde os famosos pratos e quitutes típicos, passando pelas tradicionais e pitorescas cidadezinhas, pelas fantásticas trilhas e cachoeiras, até o aconchego das paisagens bucólicas, Minas Gerais oferece roteiros para todos os gostos.

Pesquisa do Instituto Datafolha apontou Minas Gerais como melhor destino histórico no Brasil e melhor destino de natureza em 2019.  No mesmo ano, Belo Horizonte ganhou o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, inserindo o estado nesse seleto grupo internacional composto por 250 cidades espalhadas por todos os continentes. A economia criativa mineira e toda sua cadeia produtiva, que envolve inovação, cultura e empreendedorismo, ganharam ainda importante estímulo com o lançamento da Rede Cidades Criativas de Minas Gerais, também em 2019.

Minas concentra, no país, o maior número de Patrimônios Culturais da Humanidade, título concedido pela Unesco. São quatro: Cidade Histórica de Ouro Preto; Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas; Centro Histórico de Diamantina; e Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte.

Parques, Estações Ecológicas, Monumentos Naturais e Áreas de Proteção Ambiental figuram entre as 94 unidades de conservação de Minas. Juntos, eles garantem a proteção de quase 2 milhões de hectares nos três biomas existentes no estado: Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. 
A atividade turística está efetivada em 17 parques naturais de Minas Gerais. 

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) articula e incentiva, por meio do Programa Minas Recebe, parcerias com agências e operadoras de receptivo locais. Um dos resultados desta ação são roteiros desenhados com o objetivo de tornar a experiência do turista mais proveitosa e cada vez mais segura. 

 

Conheça Minas e saiba mais em:
http://www.minasgerais.com.br/pt
http://www.secult.mg.gov.br/